Saiba mais sobre Construção Modular Pré-Fabricada

As novas tecnologias no setor da construção têm beneficiado o surgimento de sistemas e processos mais ágeis, automatizados, sustentáveis, eficientes e produtivos ao longo dos anos, como é o caso da construção modular pré-fabricada em wood framing ou steel frame.

Essa nomenclatura é intuitiva, mas para facilitar o entendimento vale reforçar que a Construção Modular pode ser descrita como um método construtivo por etapas, o qual se constrói uma casa ou um edifício em módulos diretamente na fábrica, e depois se transporta esses módulos para serem montados no local da construção.

Em poucas palavras, um processo muito similar ao que ocorre em uma montadora de automóveis, por exemplo. Você primeiro constrói as peças de forma padronizada e otimizada, e depois você faz a montagem da estrutura final no local da obra.

 

Forro drywall

 

“Quando explicamos para alguém que nunca viu uma construção modular, falamos assim: é uma obra fabricada e transportada em ‘fatias’ em cima de caminhões; ao chegar no seu terreno, juntamos as ‘fatias’ e a obra fica igual uma obra que você está acostumado. Essa é a maneira simples de se explicar o que é uma construção modular”, diz o engenheiro Jonathan Degani, sócio e CTO na Brasil ao Cubo, em conteúdo publicado pelo Sienge em dezembro de 2019.

Um destaque, segundo esse especialista, é que a construção modular une a engenharia civil com a de produção, e implementa a filosofia lean de fabricação.

 

Lean Manufacturing ou Produção Enxuta

 

É um sistema de produção desenvolvido pela Toyota e que tem por objetivo a redução de gastos e desperdícios no processo de produção.

Suas principais metas são: redução de custos, melhoria contínua, agilidade de produção, maior capacidade produtiva e melhorias no ambiente de trabalho.

E qual o impacto desse sistema de produção para a construção civil através da construção modular?

Está diretamente ligado à agilidade e eficiência produtiva sem comprometer a qualidade do produto através de tecnologias avançadas para responder aos desafios de uma sociedade que necessita de respostas rápidas e urgentes.

E isso tudo sem perder o foco na satisfação do cliente final.

 

Tipos de Construção Modular

Segundo o Modular Building Institute, uma associação internacional sem fins lucrativos e que ajuda a expandir o uso da construção modular por meio de práticas de construção inovadoras, divulgação e educação para a comunidade de construção e clientes, e reconhecimento de projetos e instalações modulares de alta qualidade, existem dois tipos de construção modular.

 

Forro drywall

 

Construção Modular Permanente – um método de construção inovador e sustentável realizado em fábrica, que utiliza técnicas de lean manufacturing para pré-fabricar soluções de edifícios de um ou vários andares em seções de módulos. Os módulos podem ser integrados em projetos construídos no local, ou autônomos como uma solução pronta para uso, e podem ser entregues em menos tempo - com menos desperdício e maior controle de qualidade em comparação com projetos que utilizam apenas construção local construção. Pesquisas recentes apoiam o fato de que a construção modular é um processo de construção eficiente e preparado para ajudar a indústria da construção a crescer.

 

Forro drywall

 

Edifícios Realocáveis – um edifício realocável é um edifício parcialmente ou totalmente montado, que está em conformidade com os códigos aplicáveis ​​ou regulamentos estaduais, e é construído em fábrica usando um processo de construção modular.

Edifícios realocáveis ​​são projetados para serem reutilizados ou reaproveitados várias vezes e transportados para diferentes locais de construção.

Eles são utilizados em escolas, escritórios de canteiros de obras, clínicas médicas, centros de vendas e em qualquer aplicação em que um prédio realocável possa atender a uma necessidade temporária de espaço.

Esses edifícios oferecem entrega rápida, facilidade de realocação, reconfiguração de baixo custo, cronogramas de depreciação acelerados e enorme flexibilidade.

Edifícios realocáveis não são fixados permanentemente em imóveis, mas são instalados de acordo com as diretrizes de instalação do fabricante e os requisitos do código local.

Esses edifícios são essenciais nos casos em que velocidade, espaço temporário e capacidade de realocação são necessários.

 

Vantagens do Sistema Construtivo Modular

O sistema construtivo modular em aço ou madeira é desenvolvido em fábrica e o seu processo é mais verde do que o convencional, pois gera menos resíduos, cria menos perturbações no local e permite uma construção mais precisa.

Além disso, apresentam maior flexibilidade e reutilização já que podem ser desmontados, e os módulos realocados ou reformados para um novo uso, reduzindo a demanda por matéria-prima e minimizando a quantidade de energia gasta para criar um edifício que atenda a nova necessidade.

Reduz os desperdícios de matéria-prima, através de um melhor controle de inventário, e a geração de resíduos para descarte, já que esses materiais podem ser reciclados na própria fábrica, além de reduzir o consumo de água já que a estrutura modular é substancialmente concluída em um ambiente controlado de fábrica e a maior parte de seus materiais são secos, como sistemas wood e light steel framing, além do drywall para áreas internas.

Redução do Cronograma da obra devido a agilidade da construção, já que acelera consideravelmente o tempo de obra pois não sofre o risco de atrasos devido às condições climáticas, e a construção ocorre em simultâneo com as obras de canteiro, permitindo que os projetos sejam concluídos na metade do tempo da construção tradicional.

Com a conclusão rápida da obra, o retorno sobre o investimento vem rápido para os investidores já que vendem os imóveis mais rápido.

E por fim, o design é flexível e inteligente, além da construção ser eficiente. Os edifícios modulares são construídos com os mesmos materiais e com os mesmos códigos de construção e especificações arquitetônicas da construção a seco tradicional. Uma vez montados, eles são indistinguíveis de suas contrapartes construídas no local.

 

Forro drywall

 

Curadoria de Conteúdo: Monique Costa | Comunicação e Marketing Grupo Etex  

Contato: monique.costa@etexgroup.com

 

Fontes:

https://www.modular.org/  

https://fia.com.br/blog/lean-manufacturing/  

https://www.sienge.com.br/blog/construcao-modular/  

 

Confira mais conteúdos da construção que podem ser do seu interesse:

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg