O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) Energia Limpa e Acessível também é adotado pela Etex no Brasil como pilar de sustentabilidade. Neste campo, o Comitê de Sustentabilidade criado em 2022 tem por objetivo definir metas e desdobrar ações orientadas à maximização do consumo de energia limpa.
As fábricas de Santa Cruz e Petrolina utilizam energia elétrica e térmica.
Para este ano de 2022, está em andamento um projeto de instalação de recuperadores de calor nas fábricas, a começar pela planta do Rio de Janeiro, até 2023, e depois na planta de Pernambuco, até 2024. Essa iniciativa deve contribuir para reduzir a perda de energia e, consequentemente, o consumo de energia.
Há em curso também a implementação de um projeto de instalação de painéis solares nas duas fábricas, como objetivo de otimizar ainda mais o consumo e fortalecer o uso de energia limpa.
Em 2021, 100% da energia consumida nas plantas de Santa Cruz e Petrolina vieram de fontes renováveis. Esse cenário levou a Etex a ser reconhecida em 2022, com o Selo Verde – certificado I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável). Saiba mais, em breve, aqui no site.