Projeto em drywall x projeto em alvenaria: conheça as vantagens e diferenças

Drywall versus Alvenaria

Quando falamos sobre o planejamento de uma obra, um dos primeiros passos a ser considerado é a escolha do sistema construtivo que será desenvolvido. Muito tradicional no Brasil, a alvenaria representa um dos principais sistemas especificados, e o volume grande das obras realizadas no país são feitas com a solução. 

Apesar disso, os profissionais têm se tornado cada vez familiarizados com os sistemas construtivos a seco, e especificado um número maior de projetos em drywall que, por consequência, tem crescido e conquistado espaço graças às suas vantagens quando comparado à alvenaria, e a aceleração do desenvolvimento da indústria e dos profissionais do setor.

Líder em países como Estados Unidos, Canadá e Suíça, o sistema construído a base de perfis estruturais de aço galvanizado ou madeira, com fechamento em gesso acartonado, denominado drywall, garante vantagens como agilidade, economia e flexibilidade ao projeto.

Mas, na prática, quais são as diferenças entre essa técnica e o sistema de construção convencional, com argamassa e tijolos? O que muda para o profissional projetista?

 

Projeto em drywall x projeto em alvenaria

Agilidade e Redução do tempo

Em primeiro lugar, a redução do cronograma da obra é o desejo de todo projetista. Com o drywall é possível reduzir em até 4  vezes o tempo de construção quando comparado à alvenaria.

No geral, obras maiores levam apenas semanas e não meses ou anos. Segundo uma publicação da Associação Brasileira do Drywall, “em apenas um dia de trabalho, dois montadores conseguem erguer cerca de 30 m² de parede com o sistema drywall, obtendo um resultado altamente preciso.”. 

Com a quantidade de materiais já calculada previamente, o canteiro se torna uma eficiente e precisa linha de montagem. Ou seja, montagem rápida e com menos desperdício.

A montagem é simples também quando o instalador monta a estrutura de aço ou madeira e,  na sequência, instala as chapas de Drywall nas áreas internas e as placas de fibrocimento nas áreas externas, já que são sistemas que se complementam.

Na alvenaria, por outro lado, os prazos das obras se estendem por um período maior e, muitas vezes, indeterminado. A construção demanda mais tempo e mais mão de obra para ser entregue, além de depender do clima da região em que está sendo construído, já que cada etapa depende da secagem da etapa anterior para que se inicie a próxima.

 

Economia do projeto em drywall

Quando o projetista analisa somente o custo dos materiais, a alvenaria aparece como uma opção mais acessível. A facilidade de encontrar produtos e profissionais disponíveis no mercado também colabora para essa decisão.

Porém, o engenheiro ou arquiteto deve levar em consideração dois fatores que impactam diretamente nesse cálculo: quantidade de mão de obra necessária para acelerar a obra e o tempo no canteiro.

Como requer menos força de trabalho para a realização de um mesmo serviço e oferece grande agilidade, o projeto em drywall é capaz de trazer maior economia a longo prazo e no conjunto das entregas.

A dica é colocar todas as variáveis e possibilidades na ponta da lapiseira, pensando na edificação e operação como um todo. 

 

Versatilidade 

Para arquitetos e engenheiros, o projeto em drywall proporciona muitas possibilidades: são paredes curvas, acústicas, resistentes à umidade, ao fogo, a impactos,, divisórias entre cômodos, forros, revestimentos colados ou estruturados etc.

Todas essas montagens podem ser realizadas de forma rápida e prática, sem a necessidade de alteração na estrutura, seguindo a necessidade específica de desempenho de cada projeto. Por isso, é um sistema altamente flexível na execução de novos projetos ou na reforma.

Já na alvenaria, determinadas obras ou transformações no ambiente podem se tornar um pouco mais complexas, limitando a criatividade do cliente e do profissional projetista. Isso ocorre principalmente quando tratamos das paredes de alvenaria, que são mais espessas e acabam tomando espaço útil de ambientes.

 

Responsabilidade ambiental

Ao contrário da alvenaria, o drywall é um sistema construtivo sustentável, já que as matérias-primas - tanto das estruturas quanto das chapas - são recicláveis. Além disso, há uma redução drástica do uso de água e energia no canteiro de obras, já que as chapas e as peças chegam prontas, que se transforma numa linha de montagem. No caso das grandes obras, é possível solicitar chapas e peças com as exatas medidas do projeto, o que reduz drasticamente o desperdício.

Graças à lógica da montagem, o ambiente fica predominantemente limpo,o que também resulta em um local de trabalho mais agradável e produtivo.

 

Balanço dos sistemas de um projeto em drywall

A alvenaria, historicamente predominante no Brasil, oferece alguns pontos positivos como o custo dos materiais e mão de obra abundante. 

O projeto em drywall oferece sustentabilidade, flexibilidade, liberdade, otimização e economia de tempo e economia a longo prazo. Ainda há muito espaço no setor construtivo brasileiro para o crescimento do sistema, que representa uma oportunidade de inovação.

Gypsum Drywall

A Gypsum Drywall é uma marca do Grupo Etex, pioneira e líder no mercado brasileiro de drywall. Está associada às mais especializadas empresas de distribuição e montagem de drywall do país.

Além disso, oferece uma equipe de suporte técnico aos engenheiros e arquitetos que desejam começar na especificação de projetos em construção seca.

Você encontra guias de especificações e mais de mil detalhes técnicos e manuais dos sistemas em nosso site.

Além disso, é possível conversar com o nosso departamento técnico para esclarecer todas as suas dúvidas em relação aos projetos. 

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg