Tudo sobre as placas drywall (ou gesso acartonado)

Tudo Sobre Drywall Gypsum

Famoso e amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa, o sistema drywall é uma técnica de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, muito utilizada na construção civil e que tem provado ser segura, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado. Além disso, também tem o poder de diminuir drasticamente os custos da obra

Mas, como isso é possível? Vamos te explicar!

Os sistemas construídos com placa de gesso acartonado são compostos por perfis de aço galvanizado não estruturais que recebem o fechamento com as chapas de gesso, ou gesso acartonado.

As chapas de gesso podem oferecer às paredes e forros desempenhos diferentes, dependendo de suas características técnicas e funcionalidades, e podem entregar níveis distintos de resistência mecânica, ao fogo, à umidade, térmica e acústica

A instalação de todos os elementos é feita de maneira rápida e mais eficiente, o que resulta em um menor desperdício de materiais e maior aproveitamento do tempo.

Além disso, a construção a seco contribui para a economia de recursos como água, energia, redução de emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção da matéria-prima, quanto na operação das edificações. Os materiais utilizados também são ecológicos e recicláveis, o que diminui fortemente a geração de resíduos.

Apesar de oferecer grandes benefícios a todas as partes envolvidas em um projeto, o sistema drywall ainda é relativamente novo no Brasil. Aos poucos vem conquistando um público fiel, mas existem muitas dúvidas acerca da técnica. 

Por esse motivo, vamos explicar todas as suas características e detalhes!

Sistema Drywall X Alvenaria

A alvenaria é a técnica de construção mais utilizada no Brasil.

Tradicional e extremamente popular, muitos construtores são apegados a ela. Por isso, diante de um novo procedimento, é comum comparar o drywall com a alvenaria: ela se tornou, afinal, o modelo padrão.

Sendo assim, antes de tudo, é preciso saber que o sistema da construção a seco resulta em um uso mais racional do dinheiro. Com ele, são adquiridos apenas materiais que realmente vão ser utilizados na obra, o que resulta em menos gastos quando o comparamos à alvenaria, que normalmente gera desperdício e entulho.

Além disso, em casos de reforma ou manutenção, tudo é feito com maior agilidade e flexibilidade com a construção a seco. Você pode, por exemplo, levantar uma parede facilmente, sem alterar a estrutura da planta.

E, quando falamos de manutenções elétricas ou hidráulicas, não há a necessidade de quebrar as paredes em busca das instalações, basta acessar o miolo das paredes com pequenos cortes de estilete nas chapas, e realizar o trabalho.

Por fim, as chapas de gesso utilizadas no sistema ajudam a regular e estabilizar a temperatura de um ambiente. Dessa forma, o conforto térmico é outro benefício que pode proporcionar consideráveis economias para o morador.

Em quais ambientes este sistema pode ser utilizado?

Uma das maiores questões é justamente os locais onde ele pode ser utilizado.

Estamos tratando de algo novo e, por isso, é normal sentir certo receio e querer entender tudo sobre o método antes de implementá-lo em nossa obra. Mas não precisa se preocupar: o sistema drywall é conhecido por sua versatilidade e desempenho.

Isso quer dizer que ele pode ser instalado em todos os tipos de ambientes, contanto que estejam utilizando as chapas certas e em conformidade com as Normas Técnicas ABNT NBR 14.715.

Salas, quartos, cozinhas, banheiros, lavanderias e todas as áreas internas de uma edificação podem ser construídas com paredes, forros, sancas e revestimentos drywall com os materiais certos. Existem diferentes tipos de chapas, como por exemplo as placas com resistência ao fogo ou ainda com resistência à umidade.

Conheça algumas placas bastante populares nesse meio e suas utilizações:

A resistência

Ao construir forros e paredes, é necessário levar em conta que eles irão receber diferentes tipos de cargas. É por isso que um dos grandes desafios dos construtores e montadores diz respeito à resistência do gesso.

Lustres, armários, estantes, quadros, suportes de televisão e prateleiras, todos esses objetos podem ser fixados sem nenhum tipo de problema ou hesitação! A parede também chama a atenção por sua resistência, mesmo sendo menos espessa do que a de alvenaria.

As lojas especializadas vendem buchas apropriadas para o drywall, do tipo expansivas ou basculantes, que são ancoradas direto na chapa. Cozinhas e outras áreas que exigirem armários mais pesados ou suporte de TV devem ser especificadas no projeto, para que a estrutura do sistema seja reforçada. Com isso, não há a necessidade de preocupação posteriormente.

Beleza e personalização

A funcionalidade é algo extremamente importante em todas as construções. Mas, na hora de projetar uma obra, é importante se atentar, também, aos elementos que irão deixar o ambiente mais atrativo.

Afinal de contas, a beleza também deve ser levada em consideração nesse universo.

Sendo assim, é interessante ressaltar que o gesso acartonado pode ser personalizado facilmente com acabamentos em pintura, azulejo ou outro tipo de revestimento. Dessa maneira, a beleza e a diferenciação dos ambientes fica a critério do freguês, e a satisfação é garantida.

Reorganize ambientes, pinte paredes: o importante é usar a imaginação!

O isolamento acústico também chama a atenção

O gesso acartonado ganhou grande popularidade em casas de show, salas de concerto, cinemas e outros ambientes sujeitos à grande circulação de pessoas. Por quê? É simples! Essa construção oferece um excelente isolamento acústico, o que resulta em maior conforto para todos os visitantes.

Em construções comerciais, empresariais e residenciais, esse sistema também garante essa proteção sonora.

Para isso, é importante especificar o projeto de acordo com a necessidade de isolamento ou absorção acústica, e partir para a execução, porque o desempenho é garantido.

É possível vender um imóvel construído com gesso acartonado mais facilmente?

Mesmo não sendo o principal método de construção no Brasil, o drywall é conhecido por seus benefícios. E mais: as rigorosas normas técnicas brasileiras garantem que os profissionais da área assegurem e certifiquem a qualidade dos produtos e sistemas especificados na edificação, agregando valor monetário ao imóvel.

Não só isso, personalizar um espaço se torna muito mais prático. Por isso, vender um imóvel construído com gesso é bastante vantajoso, afinal, o futuro dono poderá fazer todas as modificações que desejar de maneira simples e rápida, deixando o imóvel do seu jeito.

Sobre a Gypsum

A Gypsum é uma marca do grupo Etex, especialista internacional em materiais de construção. Queremos inspirar as pessoas em todo o mundo a criar espaços de convivência cada vez mais seguros, sustentáveis, inteligentes e bonitos.

Somos pioneiros em drywall no Brasil e oferecemos produtos e soluções sustentáveis de altíssima qualidade, que podem ser utilizados em diferentes tipos de construções, promovendo melhorias nos métodos construtivos tradicionais.

Quer saber mais sobre o universo da construção a seco? Fale com os especialistas Gypsum!

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg