Tendências da construção civil em 2021

construção Modular drywall

Fique por dentro das tendências da construção Drones, Modelagem da Informação na Construção (BIM, na sigla do nome em inglês), robotização de processos, sustentabilidade e energia renovável são tendências da construção civil para este ano, segundo uma matéria do portal G1 publicada em janeiro.

Um destaque vai para BIM. A reportagem explica que se trata de uma forma de modelar toda a edificação de maneira interativa, com possibilidade de visão tridimensional e que abrange todo o ciclo de edificação. “O uso de um software com essa tecnologia permite que os engenheiros possam, inclusive, identificar possíveis problemas que aconteceriam durante a obra. Isso torna o planejamento da obra muito mais rápido e eficaz. Outra vantagem é que o BIM permite fazer orçamentos de obras muito mais precisos, já que calcula o investimento de material que será usado na obra”, diz a matéria.

Pensar em agilidade na obra, economia de materiais e de recursos naturais, além de outros itens favoráveis à sustentabilidade, é quase sinônimo de pensar em drywall. Além de outras soluções da construção a seco, como uso de sistemas com placas cimentícias. Nossas marcas Gypsum, Superboard e Promat oferecem tudo que obra de construção seca precisa.

tendencias do drywall

Como a busca por mais sustentabilidade e construções modulares, com montagem de elementos pré-fabricados. Paredes e forros drywall e outras aplicações com base em gesso podem ser caminhos promissores para encontrar agilidade na obra e facilidade de instalação.

Construção enxuta

Segundo um boletim de tendências divulgado em janeiro pelo Sebrae, o cenário deve ser positivo. “Para esse início de ano, os juros baixos, o esperado incremento nas vendas e os estoques reduzidos reforçam as estimativas de fortalecimento do setor”, aponta o documento.

“Contribuirão para o desempenho positivo a capacidade de organização do setor formal, a adoção de protocolos para preservar a saúde do trabalhador e dos empreendedores, a rápida transformação digital e adaptação nas vendas online e de imóveis”.

O boletim também se refere a inovação e sustentabilidade, temas como lean construction (construção enxuta), implantação do BIM, gestão de resíduos e eficiência energética.

De acordo com o Sebrae, são temas que os pequenos negócios deverão incorporar em suas práticas operacionais, bem como a gestão da qualidade e dos processos. Tanto no âmbito da gestão quanto da operação e da estratégia comercial e de acesso a mercados.

Cuidados adicionais

Entre outros fatores que surgiram com a maior permanência em casa – demandada pelo avanço da Covid-19 – e que podem influenciar diversos mercados e setores, o Sebrae também destaca:
  • Valorização do lar
  • Valorização da decoração
  • Espaços multifuncionais
  • Cuidados com o meio ambiente
  • Necessidade de integração com a natureza
 

O setor de construção também pode incluir esses pontos em seus estudos e projetos e por que não atender a todos eles? Boas obras!

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg