Sustentabilidade na Construção é uma tendência no Brasil

Iniciativas sustentáveis têm ganhado espaço em diversos setores da economia global, incluindo indústrias de matérias-primas e de produtos finais para a construção civil, e é tendência no Brasil, já que o setor provoca grande impacto no meio ambiente graças à elevada quantidade de recursos que consome e dos resíduos que produz, assim como acontece no mundo inteiro.

A sustentabilidade na construção civil está cada vez mais presente e a tendência é que esse tema se torne ainda mais potente nos próximos anos. Oferecer qualidade de vida e bem-estar às pessoas, além de cuidar da natureza, são pilares que têm sido extremamente valorizados pelas novas gerações.

As construtoras e fabricantes já entenderam essa tendência e buscam desenvolver produtos e projetos com foco em economia de recursos hídrico, energético e natural, que sejam capazes de entregar eficiência financeira e desempenho técnico, gerando o mínimo de resíduos descartáveis, dando preferência a materiais recicláveis que possam ser reutilizados para outros fins após seu ciclo de vida na edificação e garantindo a proteção ao meio ambiente e uma vida sustentável à sociedade como um todo.

Uma matéria divulgada em 2020 no site Buss Construção reforça que o conceito de sustentabilidade no setor de construção é “garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras”. 

A Green Building Council Brasil tem como missão transformar a indústria e a cultura da sociedade, utilizando forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de “green building” em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais. A organização oferece e concede cinco tipos de certificação LEED, com reconhecimento internacional, para promover a prática de construções sustentáveis no país. 

Atualmente, de acordo com o portal, o Brasil conta com cerca de 1.610 empreendimentos registrados, entre eles 675 já certificados. De acordo com a última atualização, feita em 2018, esse dado coloca o País em quarto lugar no ranking dos países e regiões fora dos Estados Unidos com o maior número de projetos com esta certificação.

 

Mas afinal, qual a vantagem da sustentabilidade para a edificação?

As vantagens são muitas, já que o conceito (MMA, 2014) por si só consiste em:

  • Redução de gastos através da redução e otimização do consumo de materiais, água e energia
  • Incentivos fiscais
  • Mais conforto e economia aos proprietários, já que as soluções devem oferecer benefícios térmico, energético e acústico
  • Redução de resíduos gerados na obra e descartados no meio ambiente
  • Preservação do ambiente natural e melhoria da qualidade do ambiente construído
  • Melhor argumento de vendas e vantagem competitiva
 

Soluções Construtivas Sustentáveis na Etex - somos pioneiros em soluções para construções leves, duráveis e resilientes

As macrotendências globais, como a rápida urbanização e a escassez de mão de obra qualificada e de moradia, estão criando grandes oportunidades para empresas inovadoras de materiais de construção ampliarem seus negócios.

Isso porque para combater esses enormes desafios é necessário que se adotem métodos construtivos industrializados com possibilidades de pré-fabricação, o que viabiliza agilidade, alto controle de qualidade e padronização, diminuição de desperdício de materiais e garantia de desempenho e durabilidade da edificação (TEREZO, 2011; WEINSCHENCK, 2012).

fabrica da tecverde

É através das nossas soluções que o mercado brasileiro tem a grande oportunidade de viabilizar projetos ágeis, robustos e com desempenhos garantidos. Somos pioneiros e especialistas no que fazemos e estamos unidos a parceiros no mundo inteiro buscando novas formas de construir através de tecnologias disruptivas, tanto em estruturas de madeira como de aço.

Superboard Siding Madeira aplicado em casa moderna

As nossas soluções construtivas em drywall, chapas de fibrocimento para wood e light steel framing, além das soluções para proteção passiva contra incêndios das marcas Gypsum, Superboard e Promat, viabilizam o desenvolvimento de projetos sustentáveis, eficientes e prontos para atender o mercado nacional com foco no atendimento das necessidades dos arquitetos, engenheiros, instaladores e profissionais do setor.

 

Nossas Soluções Construtivas Sustentáveis de Alta Tecnologia e Desempenho

  • Unidades totalmente projetadas e pré-fabricadas
  • Paredes, Forros e Revestimentos em drywall para áreas internas
  • Paredes, Revestimentos e Peças decorativas em gesso para áreas internas
  • Paredes, Forros e Revestimentos com chapas cimentícias para áreas internas e externas
  • Fachadas com chapas cimentícias
  • Pisos e Mezaninos com chapas cimentícias
  • Proteção passiva contra incêndio para construção seca ou em alvenaria
  • Isolamento Termoacústico
 

Nós garantimos ir além!

Sustentabilidade na construção com Gypsum

Para nós, a sustentabilidade vai além dos produtos, é um dos pilares do nosso Grupo, que promove a adoção iniciativas bastante estruturadas de EHS – Meio ambiente, Saúde e Segurança. 

Dessa maneira, ajudamos nossos funcionários, clientes e parceiros a realizar atividades com alto desempenho em segurança e a minimizar os impactos causados no meio ambiente. 

Entre as contribuições positivas com o meio ambiente, buscamos cortar as emissões de CO², entregando ecossistemas mais saudáveis e limpos. Além disso, atuamos na reciclagem de resíduos de gesso e no controle de qualidade e uso seguro de seus produtos. 

Estamos presentes em 42 países e administramos 110 fábricas e mais de 11 mil colaboradores, realizando diferentes atividades com a responsabilidade de garantir a saúde e bem-estar para as pessoas, comunidades e natureza. 

No Brasil, trabalhamos em conformidade com a legislação ambiental vigente e entregamos produtos e soluções sustentáveis para a construção civil.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça todas as nossas iniciativas para garantir um futuro limpo, seguro e sustentável. 

 

Veja também:

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg