Sanca de Gesso - O que é? Quais são os tipos e como fazer?

sanca em drywall

A sanca de gesso é uma solução decorativa elegante e muito utilizada em projetos de arquitetura e design de interiores mais arrojados. Esse elemento ganha popularidade por viabilizar a elaboração de um plano de iluminação melhor distribuído e diferenciado, deixando o ambiente mais bonito e moderno. 

Muito se fala sobre essa estrutura, mas um grande número de pessoas ainda não entendem do que ela é composta e como utilizá-la da forma ideal em um ambiente. Por isso, vamos começar pela parte mais fácil e responder a primeira pergunta que recebemos quando tratamos desse assunto: o que é a sanca de gesso?

A sanca nada mais é do que o encontro entre a parede e o teto. Ela pode ser feita de três formas diferentes no forro de gesso. Neste conteúdo, vamos conhecer mais sobre esses modelos e entender como utilizá-los da melhor forma possível!

 

Quais são os principais tipos de sanca?

Como falamos acima, existem algumas características que geram diferentes tipos de sanca de gesso. Hoje, vamos falar sobre aqueles que se destacam: a sanca aberta, a sanca fechada e a sanca invertida.
Sanca Aberta

Sanca Aberta

É aquela que apresenta uma iluminação indireta e que reflete também para o teto. Nesse formato, deixa-se um espaço aberto para embutir lâmpadas e também possibilita a distribuição de spots de luz na parte rebaixada em gesso. 

*Imagem ilustrativa de sanca de gesso para quarto retirada do Blog Ideia Decoração

Sanca Fechada

Sanca Fechada

É quando rebaixamos o forro apenas no encontro da parede com o teto e não em toda área do teto. Nessa versão, o ponto de luz central continua na laje e, muitas vezes, na sanca fechada são distribuídos outros circuitos de luz com spots que valorizam as paredes com uma iluminação direcionável.

*Imagem ilustrativa de sanca de gesso para sala retirada do Pinterest.

Sanca Fechada

Sanca Invertida

No encontro das paredes e tetos você faz o rebaixo do forro de gesso que se mantém distante das paredes em 20 cm ou mais. Acima de toda a área da placa de gesso rebaixada é possível distribuir circuitos de iluminação de acordo com o projeto e ambiente dando um ar ainda mais contemporâneo ao ambiente.

*Imagem ilustrativa de sanca de gesso para sala retirada do site Toque Final Gesso e Decorações.

E como fazer uma sanca de gesso? Veja as dicas de nossos especialistas!

A sanca de gesso é um tipo de modelagem feita no encontro da parede e do teto, que confere uma iluminação diferenciada e melhor distribuída. Considerada um pequeno desnível de forro, pode ser feita com chapas de gesso drywall que oferecem uso versátil e possibilitam o molde de sancas curvadas. 

De acordo com Luiz Guilherme, arquiteto do grupo Etex, a sanca nada mais é do que um sistema de produtos, uma composição. “Nós utilizamos as chapas Gypsum para modelar e compor os espaços, seja em uma casa ou em hospitais, por exemplo”, diz.

Fabio Fiori, técnico do grupo Etex, explica que as sancas oferecem um alto valor estético para o projeto. “Com o uso de diferentes sancas, podemos fazer uma discreta divisão em ambientes com o pé-direito duplo. Por exemplo, uma sanca fechada, simples e reta pode marcar o perímetro da sala de jantar. E a sanca aberta, que é mais detalhada, com curvas e iluminação projetada, pode delimitar o espaço da sala de estar”, diz. 

Luiz Guilherme afirma que o uso de sancas não é um aspecto técnico. “É puramente questão de estética e deve estar previsto no projeto. Isso porque o sistema necessita de cuidados específicos de montagem e componentes.”

Apesar de oferecer beleza, o projetista deve entender se o uso da sanca é viável em determinado espaço. “Se colocada em um espaço que tenha o pé-direito alto fica esteticamente melhor do que quando o pé-direito é baixo, já que a sanca causa o rebaixamento do teto. Mas o uso é uma questão de gosto, depende exclusivamente do cliente e do projetista”, explica.

 

Garanta a qualidade de sua sanca de gesso com a Gypsum!

A Gypsum oferece placas drywall de fácil instalação e manuseio, que podem ser utilizadas como forro convencional e auxiliam na modelagem das sancas com diferentes moldes. “O uso das chapas Gypsum Drywall facilita o processo pois é possível trabalhar com sancas curvas, abertas, inclinadas, desniveladas, entre outras”, conta Fábio.

Além disso, ele também explica que a montagem de cada sanca pode variar de acordo com modelo e tamanho. Mas, para a sanca aberta perimetral, o Fábio mostra o passo a passo. Confira:

  1. Fixar na parede de suporte o perfil perimetral que poderá ser cantoneira 25x30mm ou tabica (em nível)
  2. Fixar na laje o perfil cantoneira 25x30mm que será o suporte principal do fechamento vertical da sanca
  3. Parafusar a chapa Gypsum TOP exclusiva para forros exatamente cortada nas dimensões deste fechamento
  4. Parafusar a cantoneira 25x30mm na extremidade inferior da chapa do fechamento vertical
  5. Parafusar a base ou faixa da sanca com chapa Gypsum TOP nas cantoneiras do passo 1 e 4
  6. Parafusar a cantoneira 25x30mm na extremidade da base ou faixa da sanca
  7. Executar o tratamento de juntas neste canto interno formado entre o fechamento vertical e a laje
  8. Parafusar a chapa Gypsum TOP de fechamento do frontão da sanca
  9. Executar o tratamento de juntas neste canto interno formado entre base da sanca e a parede
  10. Executar o tratamento de juntas neste canto externo formado na extremidade da sanca
 

Ficou com alguma dúvida? Deseja fazer outro tipo de sanca? Entre em contato com um de nossos especialistas. Estamos sempre preparados para te atender. Para nós, é uma honra contribuir para projetos ao redor de todo o Brasil!

E se você quiser saber mais sobre o universo da construção a seco e entender como ela pode trazer mais benefícios para arquitetos e engenheiros, oferecendo eficiência, versatilidade e performance, não deixe de acessar o conteúdo gratuito que preparamos para você.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg