Selo Sustentabilidade

selo-energia-limpa-quadrado

A Etex Latam obteve, em 2022, certificação I-REC para todas as suas fábricas do Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Argentina. Essa certificação internacional – pelo segundo ano consecutivo – atesta que a energia elétrica usada nos nossos processos produtivos tem origem 100% renovável.

Para obter a certificação de 14 plantas na região da América Latina (AL), a Etex contou com o apoio de um órgão internacional renomado que avalia a utilização da energia em processos produtos de empresas.

Esse reconhecimento, de amplitude global, está em linha com os esforços de descarbonização do grupo, que buscam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 35% até 2030.

Marco especial na nossa jornada de sustentabilidade

O engenheiro ambiental Rafael Uribe explica que a obtenção dessa certificação é uma conquista muito importante para a Etex. “A energia com certificação I-REC é 100% livre de emissões de gases de efeito estufa, resultando em emissões de escopo 2* para os anos de 2021 e 2022, sendo na AL zero CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono)”, diz.

“Esse é um marco importante no nosso caminho para a descarbonização e no nosso compromisso com a mitigação e adaptação às alterações climáticas, uma vez que, ao nível do grupo, a redução de emissões em 2021, versus 2018, foi de 20%, enquadrada principalmente na compra de energia verde”, completa.

Na opinião de Mario Bozzo, head da Etex na Latam, essa certificação reconhece os esforços que a empresa faz para ajudar a construir um futuro melhor e mais sustentável.

“Trabalhamos em prol desta visão, nos preocupando com os nossos impactos sociais e ambientais e desenvolvendo soluções inovadoras que reduzem a pegada de carbono dos nossos clientes e a nossa”, afirma o executivo.

“Juntos, embarcamos nessa jornada e estamos comprometidos em reduzir o nosso impacto ambiental e nos tornarmos líderes em soluções verdes inovadoras para a indústria da construção civil, tanto a curto quanto a longo prazo”, conclui.

*emissões associadas à geração de eletricidade que a empresa consome

Certificado de Energia Renovável

Um REC (Renewable Energy Certificate, ou Certificado de Energia Renovável, em português) é um tipo de Certificado de Atributo Energético (EAC, na sigla em inglês) que representa os atributos ambientais da geração de um megawatt hora (MWh) de energia produzida por fontes renováveis.

Usando EACs, os usuários finais em todo o mundo podem fazer declarações confiáveis sobre seu uso de energia, como: “minha fábrica funciona com 100% de energia renovável”, “nossos produtos são feitos com 100% de energia eólica” e “nosso uso global de eletricidade causa zero emissões end-of-pipe”.

Sem o uso de EACs, seria impossível fazer essas afirmações confiáveis porque a eletricidade não é um produto tangível que pode ser embalado e enviado do produtor ao consumidor.

Em vez disso, um produtor injeta uma carga elétrica na rede em um local e um consumidor (em outro lugar) retira a mesma quantidade de carga da rede. Não há como rastrear elétrons através de uma grade. Portanto, o único mecanismo confiável para fazer reivindicações sobre o uso de uma carga específica que foi retirada da rede é um sistema que registra todas as cargas injetadas como unidades únicas (megawatts-hora (MWh)). Fonte: The International REC Standard Foundation (I-REC Standard)

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg