100% da água consumida na fábrica é reutilizada

100% da água consumida na fábrica é reutilizada

Água é um bem essencial à vida que deve ser preservado e usado de forma otimizada e consciente em todo o planeta. Pelo menos dentro dos objetivos de sustentabilidade. A visão da Etex neste campo vai muito além de cumprir com os regulamentos ambientais. A empresa implementa medidas para otimizar o uso de água em suas operações e possibilitar redução no consumo sempre que possível.

No Brasil, é destaque da companhia a reutilização de 100% da água que consome na fábrica. A água reutilizada, inclusive, pode ser aproveitada no próprio processo produtivo, além de atender a outras áreas.

De janeiro até setembro de 2022, a quantidade de água consumida na fábrica de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, foi de 98.492 metros cúbicos de água (ou 98.492.000 litros).

Oitenta e oito por cento do uso de água no processo produtivo foi proveniente de água não potável.

100% da água consumida na fábrica é reutilizada

Captação natural

Além do mais, a Etex conta com uma estrutura de captação de água da chuva na sua fábrica de Santa Cruz – um tanque instalado e outro a ser instalado devido ao sucesso do projeto –, que ajuda a economizar, ou a reduzir significativamente, a quantidade de água potável que seria obtida de outras fontes.

A empresa também recupera parte do efluente (tratamento de água), para uso em seu processo de fabricação.

Um ponto de interesse é que ao criar estratégias que beneficiam a eficiência no consumo de água, a empresa também obtém vantagens com relação a custos. Ou seja, o ganho é ambiental e financeiro. O negócio se torna mais sustentável.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg