Uma forma de melhorar projetos e obras no setor de construção é adotar práticas que se inspiram no conceito de Safety by Design. Isso porque identificar e antever como minimizar ou solucionar riscos pode trazer redução de custos e também menor necessidade de manutenção ou reforma. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar.
Nesse aspecto de antever e se antecipar aos problemas apresentando soluções preventivas desde o projeto, destacamos as medidas de proteção das edificações e segurança contra incêndios.
Quando a prevenção ganha espaço, o seu projeto se adequa às necessidades previstas na Norma ABNT, sua edificação se torna um lugar tranquilo e seguro para a circulação de pessoas, e certamente as unidades passam a ter um valor agregado ainda maior.
E quando falamos de proteção e segurança contra incêndios, falamos de soluções construtivas para paredes, forros, estruturas, dutos, instalações hidráulicas e cabos elétricos etc., que protegem e salvam vidas e patrimônios durante um acidente com fogo.
Safety by Design na construção
Inspirar-se no conceito de Safety by Design – usado em diversos outros setores, como tecnologia da informação, segurança do trabalho e produtos em geral – significa promover a cultura da segurança.Ao trazer esse olhar e cuidado ao setor de construção, arquitetos, engenheiros e outros profissionais envolvidos fortalecem o tema desde o projeto, passando pela obra, e incluem soluções mais seguras, sempre de acordo com todos os requisitos legais e prontas para proteger pessoas, edifícios e ativos.
Projete seu plano de proteção contra incêndio
Você está construindo uma casa, escola, hospital, prédio comercial, arranha-céu residencial ou shopping center? Para cada tipo de edifício que está projetando, você precisará incluir um plano de proteção passiva contra incêndio para protegê-lo.Um plano de proteção passiva contra incêndio completo consiste em quatro blocos principais:
- Via de saída de incêndio – permite que as pessoas tenham tempo suficiente para reagir e evacuar.
- Compartimento e corta-fogo – evita que o fogo se espalhe pelo prédio.
- Extração de fumaça e dutos de ventilação – é a melhor forma de se livrar da fumaça e diminuir a evolução do fogo.
- Proteção estrutural – evita o colapso da estrutura de suporte de carga do edifício, impedindo que a edificação desabe com pessoas dentro.