Veja benefícios de trabalhar o conceito de safety by design no seu projeto e obra

sala de reunião com forro em drywall

Uma forma de melhorar projetos e obras no setor de construção é adotar práticas que se inspiram no conceito de Safety by Design. Isso porque identificar e antever como minimizar ou solucionar riscos pode trazer redução de custos e também menor necessidade de manutenção ou reforma. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar.

Nesse aspecto de antever e se antecipar aos problemas apresentando soluções preventivas desde o projeto, destacamos as medidas de proteção das edificações e segurança contra incêndios.

Quando a prevenção ganha espaço, o seu projeto se adequa às necessidades previstas na Norma ABNT, sua edificação se torna um lugar tranquilo e seguro para a circulação de pessoas, e certamente as unidades passam a ter um valor agregado ainda maior.

E quando falamos de proteção e segurança contra incêndios, falamos de soluções construtivas para paredes, forros, estruturas, dutos, instalações hidráulicas e cabos elétricos etc., que protegem e salvam vidas e patrimônios durante um acidente com fogo.

 

Safety by Design na construção

Inspirar-se no conceito de Safety by Design – usado em diversos outros setores, como tecnologia da informação, segurança do trabalho e produtos em geral – significa promover a cultura da segurança.

Ao trazer esse olhar e cuidado ao setor de construção, arquitetos, engenheiros e outros profissionais envolvidos fortalecem o tema desde o projeto, passando pela obra, e incluem soluções mais seguras, sempre de acordo com todos os requisitos legais e prontas para proteger pessoas, edifícios e ativos.

 

Projete seu plano de proteção contra incêndio

Você está construindo uma casa, escola, hospital, prédio comercial, arranha-céu residencial ou shopping center? Para cada tipo de edifício que está projetando, você precisará incluir um plano de proteção passiva contra incêndio para protegê-lo.

Um plano de proteção passiva contra incêndio completo consiste em quatro blocos principais:

  1. Via de saída de incêndio – permite que as pessoas tenham tempo suficiente para reagir e evacuar.
  2. Compartimento e corta-fogo – evita que o fogo se espalhe pelo prédio.
  3. Extração de fumaça e dutos de ventilação – é a melhor forma de se livrar da fumaça e diminuir a evolução do fogo.
  4. Proteção estrutural – evita o colapso da estrutura de suporte de carga do edifício, impedindo que a edificação desabe com pessoas dentro.
Conheça mais sobre as nossas soluções construtivas contra incêndio. Acesse agora mesmo!

 

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg