Superboard Siding: beleza e eficiência

fachada com superboard siding

Linhas Superboard Siding e Gypsum fazem sucesso na região de serra no RS! Projetada pelas arquitetas Simone Fraga e Deise de Conto, uma casa de alto padrão construída em 2020 na cidade de Caxias do Sul/RS virou case da Nesta Espaços Extraordinários, uma grife de construção em steel frame que entrega do projeto às chaves, reunindo empresas que se associam, sob a gestão da Nesta, para fazer a construção.

O sócio proprietário da marca, Matheus Bertassi da Luz, responsável pela área de compras e de soluções em materiais, destaca que a obra foi realizada com muita agilidade. A casa de 450 metros quadrados foi construída em nove meses, de março a dezembro de 2020, no Condomínio Montalcino Riserva. O subsolo é todo de pedra basalto, comum na região. O térreo e o primeiro pavimento foram construídos em Light Steel Frame (LSF).

“Uma casa de acabamento de alto padrão, com elementos construtivos com muitos detalhes”, conta Matheus. O executor destaca também os benefícios de isolamento térmico e acústico, proporcionados pelo sistema construtivo, e a característica de proteção contra umidade interna na casa. “A região da Serra Gaúcha é muito úmida e esse diferencial das obras secas é muito valorizado por lá, inclusive por facilitar manutenções futuras”, diz.

E quais produtos Superboard foram utilizados?

Nessa obra foram usados produtos Superboard – chapas Siding Liso para o revestimento externo em praticamente toda a casa. A placa cimentícia Superboard Siding foi utilizada nos locais que seriam revestidos com pedra ou aplicado o basecoat para ficar com uma superfície lisa.

“Os principais motivos de escolha desses produtos foram realmente a qualidade do material. Nós já testamos praticamente todas as placas do mercado, mas encontramos uma solução muito boa na Superboard. A chapa autoclavada apresenta pouca variação em dilatação e pouca absorção de umidade, e por isso não dilata como outras placas”, explica Matheus.

superboard siding

Outros produtos Etex foram usados nessa obra. Podemos destacar as chapas e outros itens do sistema Gypsum Drywall para áreas internas, paredes e forros. Isso inclui chapas ST, padrão, e RU, resistente à umidade, para cozinha, banheiros e lavanderia.

“Uma solução que adotamos para ter mais qualidade e estética em nossas obras são as chapas ST de três metros para fazer paredes. Ela gera menos emendas, por isso usamos e recomendamos a todos que querem uma obra de qualidade, porque pouquíssimos fornecedores têm esse padrão de chapa que a Gypsum oferece. Além de um acabamento muito melhor, é mais rápido de ser executado”, afirma.

O sucesso do Light Steel Frame na serra

João Paulo Walter, da área de vendas técnicas da Etex, ressalta que o clima da região é o que faz o Light Steel Frame ter sucesso na serra.

“É um produto que se comporta muito bem nesta região, que tem variação muito grande de temperatura”, diz. João Paulo acrescenta que enquanto na alvenaria ou uma edificação de pedra, muito comum naquela região, acontece de a umidade interna do ambiente condensar e escorrer água na parede, isso não acontece na casa de LSF, pois o gesso tem propriedade de equilíbrio higroscópico.

“Além de manter a temperatura, o gesso absorve a umidade do ar”, finaliza

*Os representantes da Nesta Espaços Extraordinários – das empresas associadas Solid Sistemas Construtivos e Tuti Arquitetura e Inovação – são Matheus Bertassi da Luz, Ademir Domingues, Deise De Conto e Simone Fraga.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg