Entenda tudo sobre as Normas ABNT NBR

obediencia a norma abnt do drywall

Normas ABNT NBR - o que é afinal?

A ABNT, ou Associação Brasileira de Normas Técnicas, é o órgão competente e responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). 

Em resumo, a ABNT atua em sintonia com os governos e com a sociedade contribuindo para a implementação de políticas públicas, promovendo o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos em todos os setores. Então, podemos concluir que o de construção civil está incluso neste pacote e que não podemos ficar de fora!

É por isso que quando falamos de desempenho de produtos e soluções, recomendações de montagem, tratamos de regulamentação e segurança nas edificações, nos embasamos no que está definido nas Normas ABNT NBR.

Essas referências e exigências das Normas ABNT NBR nos guiam e nos asseguram de que estamos desenvolvendo um trabalho sério, íntegro e em conformidade.

Para conhecer mais sobre a ABNT acesse o link.

 

Entenda as Normas ABNT NBR referências para drywall

O drywall é um método construtivo relativamente novo no Brasil, que oferece um excelente custo benefício aos consumidores, que tem um apelo muito forte de sustentabilidade e que atualmente está ganhando muita notoriedade nas construções brasileiras. 

Por isso, assim como foi feito com outras soluções construtivas, para garantir a eficiência e a segurança dos projetos em drywall, a ABNT vem criando uma série de normas regulamentadoras para os sistemas construtivos a seco, também conhecidas como normas técnicas, que devem ser seguidas em sua íntegra para garantir a qualidade e eficiência das soluções em drywall. 

O conjunto dessas normas estabelece quais diretrizes devem ser seguidas no processo de fabricação, execução e montagem do drywall.

Eduardo Carneiro, coordenador técnico de produtos do Grupo Etex no Brasil, conta que a Gypsum participa da elaboração dos textos da ABNT, que determinam desde a fabricação dos componentes até a montagem e manuseio correto. “Todas as soluções em drywall da Gypsum seguem as referências das normas regulamentadoras, que são específicas para cada parte do projeto. Ou seja, os componentes possuem normas específicas de fabricação. Assim como os prestadores de serviços devem seguir as normas de montagem para que a solução final atenda às normas de desempenho para áreas habitáveis”, explica. 

As normas ABNT referências para drywall estão previstas em lei, ou seja, quando uma edificação apresenta problema, uma avaliação é feita para entender o que ocasionou a falha, e caso tenha ocorrido um descumprimento às Normas os responsáveis pelo projeto são responsabilizados legalmente. 

Em poucas palavras, a obediência à Norma é obrigatória e não obedecer ao que é convencionado acarretará em sanções jurídicas caso aconteça qualquer problema com a edificação. 

 

A importância das normas regulamentadoras para drywall

Já que as normas regulamentadoras devem ser seguidas para garantir o desempenho do drywall, podemos afirmar que elas também garantem a segurança do consumidor final na hora da compra, certo? 

Isso mesmo. Pode-se afirmar que as normas são fundamentais para estabelecer os parâmetros técnicos que definirão a qualidade e a eficiência da solução em drywall. 

Para Eduardo, as normas são os balizadores mínimos do que deve ser feito. Segui-las corretamente promove a segurança de todos na cadeia – fabricante, projetista, montador e consumidor final. “Para a Gypsum, como fabricante, as normas seguidas são as de componentes. Assim como, os instaladores devem seguir às de montagem e os arquitetos e engenheiros às de projetos”, explica. 

 

Norma ABNT referências para fabricantes

Norma ABNT NBR 14.715-1:2010 - Chapas de gesso para drywall – Requisitos

Norma ABNT NBR 14.715-2:2010 - Chapas de gesso para drywall - Métodos de ensaio

Norma ABNT NBR 15217:2018 - Perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Requisitos e métodos de ensaio, que revisa a norma ABNT NBR 15217:2009, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Drywall (ABNT/CB-217).

Norma ABNT referências para projetistas e prestadores de serviço de montagem

Norma ABNT NBR 15.758-1:2009 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. - Parte 1: Requisitos para sistemas usados como paredes

Norma ABNT NBR 15.758-2:2009 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. - Parte 2: Requisitos para sistemas usados como forros

Norma ABNT NBR 15.758-3:2009 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. - Parte 3: Requisitos para sistemas usados como revestimentos

Norma ABNT NBR 16832:2020 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Lãs de PET para isolamento térmico e acústico - Requisitos e métodos de ensaio, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Drywall (ABNT/CB- 217).

ABNT NBR: não fique de fora! devem seguir as normas ABNT NBR como base para se proteger, cumprir a lei e garantir a segurança e bem-estar do consumidor que circula pelas edificações. 

Essa é a garantia legal de que as soluções construtivas desempenham a sua função prometida, como conforto termo acústico, resistência à umidade, proteção e resistência contra o fogo, qualidade e durabilidade dos produtos e muito mais.

De acordo com Eduardo, as normas traçam um “mínimo” para o sistema funcionar, mas os fabricantes podem superar esse requisito, ou seja, fabricar produtos com desempenho superior ao esperado. Então, ao escolher o seu fabricante, exija sempre o melhor!

No site da Associação Brasileira do Drywall é possível conferir todas as normas regulamentadoras na íntegra. As coletâneas são divididas da seguinte forma: ABNT CB 217, para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall, que trata dos sistemas de drywall e seus componentes; ABNT CB 002, que aborda o Comitê Brasileiro da Construção Civil com seis partes relacionadas à ABNT NBR 15575 de Edificações habitacionais – Desempenho; e ABNT CB024 Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio, voltada para a ABNT NBR 13434. 

 

Veja também

Bimobjects para drywall

Sistemas de Parede Drywall Gypsum

Sistemas de Forro Drywall Gypsum

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg