Light Steel Framing: construção rápida, eficiente e sustentável

estrutura de casa em light steel frame

O Light Steel Framing é um sistema construtivo sustentável, estruturado com perfis de aço galvanizado leves. Além de garantir precisão no orçamento, redução do cronograma e economia a longo prazo, é dinâmico e flexível para o profissional especificador.

A técnica, também conhecida como construção a seco, surgiu em meados do século XIX, como uma alternativa ao sistema Wood Framing, que usa perfis de madeira em sua estrutura.

Após a montagem dos perfis de aço, a estrutura pode ser revestida com chapas de drywall nas áreas internas e chapas cimentícias nas áreas externas.

Trata-se um sistema altamente tecnológico, racional e industrializado,e todos os produtos que compõem o sistema passam por rigorosos testes e avaliações de desempenho. 

As peças podem chegar ao canteiro já com as dimensões exatas, ou passar por um simples processo de corte. Todo o excedente é reaproveitado em outras obras.

Assim, os instaladores preocupam-se apenas com a montagem dos elementos, garantindo maior agilidade à obra. Também há a necessidade de menos mão de obra.

Essa praticidade beneficia não apenas os profissionais montadores, mas todos os envolvidos no projeto. O engenheiro e arquiteto também possuem maior liberdade para criar novos ambientes ou paredes curvas, por exemplo.

 

Os benefícios do Steel Framing

Agilidade 

Estima-se que as construções em Steel Framing reduzam o cronograma da obra em até 70% em comparação com técnicas construtivas convencionais.

É ideal especialmente para clientes que possuem prazos apertados ou que precisam da obra pronta em um curto período de tempo e com alta qualidade.

Economia

A rapidez das obras em Light Steel Frame garante uma série de economias. Quando comparado à construção convencional, o sistema LSF exige menos mão de obra, garante alta produtividade no canteiro e reduz drasticamente o desperdício de materiais e o tempo de execução.

Dessa forma, são necessários menos gastos com equipamentos, profissionais, diárias, entre outros. 

Outro fator característico desse sistema é a fidelidade orçamentária. Como as peças são industrializadas, as chances de aumentos na verba serem requisitados são nulas. 

Cada elemento é previamente calculado para atender as expectativas financeiras e visuais do cliente.

Flexibilidade

O Steel Framing permite maior liberdade criativa para os especificadores do projeto. Graças à agilidade e praticidade na execução de obras ou reformas, é possível desmontar e montar novos ambientes ou criar paredes e forros personalizados.

Além disso, a técnica construtiva pode receber vários acabamentos internos e externos.

Sustentabilidade

Pouco ou nenhum resíduo ou lixo, materiais totalmente recicláveis e a não aplicação de recursos naturais como a água: assim é o sistema Light Steel Framing.

A técnica garante alto compromisso ambiental, já que contribui para a baixa geração de lixo, poupa recursos hídricos e energéticos, e recicla todos os elementos empregados na construção. O aço, inclusive, é um dos materiais mais recicláveis do mundo! 

Ganho de espaço

As paredes montadas com chapas drywall e cimentícias possuem uma espessura reduzida, quando comparadas com paredes de mesmo desempenho na alvenaria, e a presença da estrutura de aço elimina a necessidade de vigas e pilares em sua construção, resultando em mais espaço para aproveitamento. Esse método construtivo garante uma ampliação de até 4% em relação à alvenaria.

Conforto acústico 

Com a aplicação de lã mineral ou lã de PET entre as chapas, é possível assegurar o alto conforto acústico a qualquer construção em Light Steel Framing. 

Para casos que demandam alto isolamento, como casas de shows, cinemas e bares, é possível especificar sistemas especiais com alto desempenho acústico, personalizado para a necessidade de cada ambiente.

Gypsum e Superboard

A Gypsum e a Superboard são marcas do Grupo Etex, líder mundial em chapas para construção a seco. A empresa é pioneira em drywall no Brasil com a marca Gypsum, e participa do desenvolvimento de normas e sistemas de paredes, forros e revestimentos para atender às necessidades dos engenheiros e arquitetos. 

Atualmente, a companhia possui uma rede autorizada com mais de 500 distribuidores e montadores altamente especializados em todo o Brasil.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg