O tratamento de juntas segundo a norma do drywall

tratamento de juntas do sistema drywall

O Grupo Etex está sempre procurando por maneiras eficazes e satisfatórias para suprir as necessidades de seus clientes. Isso inclui não somente a distribuição de produtos e soluções de altíssima qualidade, mas também a disseminação de conteúdos pertinentes e interessantes sobre a área, e um assunto que se enquadra nessa descrição é o tratamento de juntas.

Previsto pela ABNT NBR 15758, o tratamento de juntas é um processo muito importante no universo do drywall.

Além de oferecer um acabamento visual mais bonito, fazer corretamente o tratamento das juntas garante uma durabilidade maior da parede, forro ou revestimento. Assim, nenhum tipo de problema ou falha irá afetar o sistema.

Como realizar o tratamento de juntas?

De acordo com a norma, é preciso utilizar massa de tratamento próprio (em pó ou já pronta) e a fita de papel microperfurado.

Apesar de essa escolha ser pessoal, o fato é que a massa em pó oferece uma série de vantagens: agiliza o trabalho por ter secagem rápida, facilita o lixamento, melhora o acabamento. Por isso, acaba sendo mais utilizada no tratamento de juntas.

Lembre-se: com o drywall, você diminui os custos da construção e reduz o tempo de obra. Ou seja, o seu projeto pode ficar pronto muito mais rápido e com um orçamento bastante em conta!

Felizmente, o tratamento de juntas previsto pelo drywall também é bastante simples, e segue os pilares de qualidade e rapidez da técnica construtiva. Confira o seu passo a passo:

  • Aplique massa/fita/massa na 1ª demão.
  • Recubra a fita com massa enquanto a massa sob a fita estiver úmida.
  • Posicione a fita JT com o vinco voltado para a parede.
  • Aplique a 2ª demão de massa. Se necessário, aplique a 3ª demão.
  • Nas juntas de topo, aplique a terceira demão, abrindo em 60 cm a largura da junta.
  • Aplique Fita JT vincada nos ângulos internos.
  • Nos ângulos externos de 90º aplique a cantoneira de reforço.
  • Nos ângulos externos diferentes de 90º aplique a Fita Gypsum CT.

Está pronto para assistir ao episódio 2 da Conexão Etex?

A Conexão Etex é uma iniciativa que visa oferecer maior conhecimento sobre o universo da construção a seco de uma forma um pouco diferente: por meio de vídeos simples, gravados pelos próprios colaboradores do Grupo.

Você provavelmente conhece os Fábios, não é mesmo? Esses excelentes profissionais são figuras populares nesse universo, e é por isso que eles não poderiam ficar de fora da Conexão Etex!

No segundo episódio da Conexão Etex, os Fábios Fiori e Correa falam um pouco sobre o tratamento de juntas segundo a norma do drywall. Esses profissionais são muito experientes! Fiori, por exemplo, atua como técnico de produtos há 25 anos, e faz parte do Time Etex há 19. Já o Correa trabalha no ramo da construção há 18 anos, e é funcionário do grupo há 7.

Juntos, eles formam uma dupla imbatível, e hoje respondem algumas questões que você pode ter sobre essa atividade. Assista!

 

 

Aprenda algo novo, toda quinta-feira, com a Conexão Etex. Até a próxima!

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg