Tudo sobre forro drywall: funcionalidade, vantagens e manutenção

Forro Drywall Montagem

Forros têm como principal função a questão estética, com a finalidade de dar acabamento à estrutura de telhados ou lajes. Além de ocultar imperfeições, fios, tubulações ou dutos, o forro drywall pode auxiliar no desempenho acústico e de proteção contra incêndios da edificação.

Extremamente versátil, é aplicável em qualquer tipo de construção. No Brasil, a resistência das chapas para forro é especificamente informada por cada marca, de acordo com os testes de desempenho exigidos pelas normas.

Mas, apesar da alta qualidade, é importante atentar-se a proposta dos produtos. Materiais que não possuem reforço para recebimento de sobrecarga não devem, em nenhum caso, recebê-la.

Durante o projeto, caso haja a necessidade, cada reforço é indicado de acordo com a necessidade específica. Ao contrário da laje seca, que recebe cargas previstas durante os cálculos do projetista, o forro não tem como função suportar peso.

Para ajudar você a entender a verdadeira função do forro drywall, além de suas vantagens, cuidados e possíveis manutenções, convidamos o arquiteto do Departamento Técnico de Especificação da Etex, Luiz Guilherme Penna, para nos contar um pouquinho mais sobre o sistema.

Qual a diferença entre laje seca e forro drywall?

Luiz Guilherme: a laje é um elemento estrutural de compartimentação horizontal, tem como função separar ambientes ou criar pavimentos e pode receber cargas - além do seu próprio peso, também o peso de pessoas, móveis, equipamentos e revestimentos.

Sua função é estrutural e deve haver um cálculo específico para determinar exatamente o quanto de carga irá suportar. Na construção a seco, é possível construir o que chamamos de laje seca, em substituição às lajes de concreto armado, feita com painéis de fibrocimento Superboard que suportam de 250 a 500 kg/m², e que são montados sobre as estruturas de light steel frame ou wood frame. 

Já o forro é apenas um elemento estético de acabamento, que serve para ocultar a estrutura de vigamento de piso e passagens de instalações prediais (elétrica, hidráulica, telefonia, climatização).

Primeiro é executada a laje, e por baixo é montado o forro drywall. Como a função do forro é de acabamento, não deve receber nenhum tipo de carga. Além disso, norma brasileira não recomenda quaisquer instalações no forro, nem mesmo a de luminárias, que devem ser ancoradas na estrutura da laje. 

Considerando as diferenças, quais cuidados são necessários durante a manutenção do forro drywall?

Luiz Guilherme: a manutenção do forro deve ser feita por um profissional capacitado e realizada sempre por baixo, nunca sobre ele. Dessa forma, o responsável irá cortar a chapa na área desejada e fazer os possíveis reparos. Em hipótese alguma pode-se pisar ou colocar cargas sobre o forro drywall.  

Quais são os principais tipos de forro drywall?

Luiz Guilherme: existem sistemas de forros com propriedades específicas, como absorção ou isolamento acústico e resistência ao fogo, além dos convencionais. Confira no vídeo como é feita a montagem do FGE e do Acústico:

*

Para ter uma construção de qualidade, busque profissionais capacitados e produtos que obedeçam aos requisitos das normas brasileiras de montagem ABNT NBR 15.758, e que sejam continuamente testados e aprovados pelo PSQ (Programa Setorial de Qualidade) do Governo Federal. 

Caso tenha qualquer dúvida, o Departamento Técnico de Especificação da Etex está à disposição para auxiliá-lo em seu projeto de forma gratuita. Entre em contato!

Sobre nós

A Gypsum e a Superboard são marcas do Grupo Etex, especialista internacional em materiais de construção.

Fundada em 1905, com sede na Bélgica, somos uma empresa familiar com 14.500 funcionários em todo o mundo. Operamos 113 unidades de produção em 42 países, e geramos uma receita de 2,9 bilhões de euros e um REBITDA de 405 milhões de euros em 2018. 

Nosso objetivo é inspirar pessoas em todo o mundo a criar espaços de convivência cada vez mais seguros, sustentáveis, inteligentes e bonitos. Dessa maneira, promovemos uma cultura colaborativa e solidária, um espírito pioneiro e uma paixão por sempre fazer o melhor para os nossos parceiros.

Com base em nossa experiência e nas necessidades do mercado global, nos esforçamos para melhorar a qualidade de vida dos clientes por meio de soluções leves cada vez mais eficazes. Nossos três centros de P&D apoiam nossas divisões de vendas globais:

  • Construção de performance: soluções de construção a seco, incluindo chapas de gesso e fibrocimento, gessos e produtos formulados, proteção passiva contra incêndio e produtos associados.
  • Exteriores: um portfólio de materiais de fibrocimento com foco na estética, para uso em agricultura, arquitetura e exteriores residenciais.
  • Cobertura residencial: sistemas de cobertura de concreto e argila, incluindo telhas e componentes de cobertura.
  • Indústria: produtos de proteção contra incêndio e isolamento de alto desempenho para a construção e para as indústrias OEM (Original Equipment Manufacturer).
A Etex está inspirando formas de viver! 

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg