
Muita gente ainda confunde o forro feito com placa de gesso comum com o forro drywall, feito com chapa de gesso. Porém, as semelhanças estão somente na matéria-prima, já que as diferenças são muitas.
Forro com placa de gesso
Também conhecido como gesso convencional, gesso plaquinha, gesso monolítico e gesso comum, esse é o tipo de forro pioneiro no Brasil e ainda o mais utilizado. O forro consiste basicamente em placas de gesso no tamanho 60 cm X 60 cm, encaixadas e penduradas individualmente por arame, as emendas são chumbadas com massa de gesso e sisal. Para o acabamento, é utilizado massa de gesso.
Vantagens:
- Fácil colocação.
- Quantidade numerosa de profissionais qualificados trabalhando na área.
- O custo da primeira obra é mais barato, apenas de necessitar de manutenção mais vezes.
Desvantagens:
- Sujeira na hora da aplicação.
- Tempo de secagem da pintura dura cerca de uma semana.
- Sujeito a trincas e rachaduras.
- Amarelamento.
Forro drywall
Já contamos a história do drywall e também que cada vez mais o material está ganhando espaço no cenário da construção brasileira.
O forro de drywall, assim como o de gesso, é aceito em todos os tipos de obra, sendo ainda mais recomendado quando houver a necessidade de instalação de elementos pesados, como ventilador, televisão, lustres e ar-condicionado, entre outros. Além do mais, o material possibilita a criação de tetos decorados, com iluminação projetada e diferenciada. Também é utilizado para esconder tubulações, fiações e em alguns casos a parte estrutural de um edifício, como as vigas. A montagem dos sistemas é rápida, simples e lógica. Além disso, na Gypsum Drywall, temos diversos tipos de forros, que atendem às mais distintas necessidades de performance e especificação. Porém, vamos nos ater aos mais básicos para esclarecer de vez as diferenças.

FGE - Forro Gypsum Estruturado:
Composto pelo aparafusamento de chapas drywall em perfis de canaletas, suspenso por pendurais compostos de suportes niveladores S47, associados a tirantes de aço galvanizado. São utilizados em áreas residenciais, corporativas, hospitalar, comercial, hotelaria etc.

FGA - Forro Gypsum Aramado:
Formado pela justaposição de chapas de drywall com 600 mm de largura, utilizando junções “H” associadas ao arame de aço para união e sustentação. Sobre as chapas são aplicadas nervuras de chapas de gesso. A fixação entre as chapas e o perímetro é executada com a massa FGA Cola.

FGR - Forro Gypsum Removível:
Formado pela sobreposição de chapas de drywall em perfis de aço, suspensos por arame de aço ou por suportes niveladores associados a tirantes. São muito utilizados em ambientes onde haja necessidade de manutenção constante nas instalações presentes no plenum do forro.