GYPSUM INVESTE R$ 200 MILHÕES EM NOVA FÁBRICA DE CHAPAS PARA DRYWALL NO BRASIL

UNIDADE TERÁ A MAIOR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE CHAPAS DE GESSO DA AMÉRICA DO SUL

A Gypsum Drywall, empresa do Grupo Etex, pioneira e referência em sistemas drywall no Brasil, iniciou no dia 31 de março a construção de sua primeira fábrica na região sudeste e terceira no país. Com investimento de cerca de R$ 200 milhões, a planta terá a maior capacidade de produção de chapas de gesso da América do Sul e permitirá à empresa, mais que triplicar sua produção nacional. Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2015, a fábrica deve gerar 150 empregos diretos e cerca de 450 indiretos.

Localizado no polo industrial de Santa Cruz, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o terreno que abrigará a unidade conta com uma área de 16 hectares, a pouca distância de unidades fabris de outras empresas que já têm investido na região. Estrategicamente posicionada próxima ao porto de Itaguaí e das principais rotas nacionais, a fábrica atenderá, principalmente, as regiões Sul e Sudeste do país com chapas de gesso, trazendo benefícios para a logística de distribuição e transporte da Gypsum.

Presença sólida

A nova planta se unirá a duas fábricas já existentes no estado de Pernambuco, que produzem chapas de gesso, massas e colas para drywall e gesso em pó. As três fábricas juntas possibilitam à Gypsum atuar de maneira sólida por todo o país.

A Gypsum Drywall é pioneira e referência no país, com grande número de distribuidores e montadores em todas as regiões. A empresa também ajudou na consolidação dos sistemas drywall no mercado brasileiro através do desenvolvimento de grandes construtoras e de uma rede de negócios no mercado da distribuição; na participação ativa em programas de qualidade e no apoio à oferta de sistemas complementares.

Mercado crescente

"O investimento permite que o Grupo Etex assegure sua posição de liderança na América do Sul, um mercado emergente de grande importância estratégica e o Brasil ocupa uma posição de destaque no desenvolvimento econômico da região. A Gypsum está prestes a completar 20 anos de atuação no mercado nacional e a inauguração desta nova unidade de produção vai garantir o nosso abastecimento para atender a demanda crescente por drywall no país nos próximos anos", explica Philippe Rainero, presidente da Gypsum Drywall.

Três tipos de chapas para drywall

A estimativa é de que os empregados da nova fábrica atuarão na produção de três tipos de chapas de gesso para os sistemas drywall: chapas standard, resistentes à umidade e resistentes ao fogo.

O drywall é um sistema construtivo que contribui para o conceito de construção racional pela sua leveza, rapidez na montagem e baixíssima geração de resíduos. O drywall também é um sistema que traz vantagens claras para quem habita ou trabalha em seus ambientes, pelo conforto térmico e acústico e facilidade em manutenções e reformas. As chapas de gesso são aplicáveis em ambientes internos de obras residenciais e comerciais.