Sistemas Gypsum Drywall para construção a seco

Chapa drywall
Drywall
Forro
Gesso acartonado
Parede
Construção a seco

Quando se pensa em construção alguns fatores são levados em consideração: tecnologia, inovação, praticidade e conforto. Para atender a essas exigências, Gypsum Drywall oferece Sistemas de paredes, forros e revestimentos compostos por elementos produzidos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Os Sistemas são projetados e testados em laboratórios, o que garante suas performances técnicas. Gypsum Drywall é sinônimo de construção rápida, com qualidade e segurança. Além disso, oferece uma extensa gama de especificações técnicas que viabilizam e valorizam o seu empreendimento.

Um Sistema Drywall é um conjunto de elementos como chapas, perfis, lãs, guias e montantes utilizados para a construção, levando em conta índices como pé-direito variável, peso, resistência à umidade, resistência ao fogo e o desempenho acústico.

Por exemplo, para a construção de uma Parede Simples, podemos utilizar o seguinte sistema: 2 chapas (ST, RF ou RU) de 12,5 mm com perfis, guias e montantes em aço galvanizado, com uma chapa de gesso em cada face. Tendo espessura final de 73 mm, pé-direito variável de 2,50 a 4,60m, peso específico de 20Kg/m² e resistência ao fogo de 30 minutos, o desempenho acústico desta parede varia entre 34dB (sem lã) e 47dB (com lã).

Conheças os principais tipos de parede de Drywall

Desenho de um sistema Parede de Drywall Standard

Parede de Drywall Standard

Desenho de um sistema Parede de Drywall Standard
A Parede  Gypsum é formada pelo aparafusamento de uma ou mais Chapas de Drywall Gypsum em perfis de aço galvanizado. O espaço interno propicia a passagem de instalações elétricas, hidráulicas e, a incorporação de elementos acústicos e de resistência, representando uma inovação em virtude dos excelentes benefícios oferecidos por este sistema de vedação de Drywall

A versatilidade, flexibilidade e a resposta às mais diversas exigências técnicas tornam as paredes de drywall Gypsum o sistema ideal para divisão de ambientes internos. Por serem mais leves que os sistemas tradicionais, oferecem uma significativa redução no peso da estrutura, além de um importante aumento da área útil dos ambientes por sua menor espessura.
parede de drywall alta

Parede de Drywall para grandes alturas

parede de drywall alta

A Parede para grandes alturas é formada por duas linhas de estruturas de perfis de aço galvanizado interligadas por elementos que podem ser: recortes de chapas, perfis da estrutura ou amortecedores acústicos que eliminam a transmissão sonora. É composta por mais de uma camada de chapas.

Esta parede dispensa a necessidade de vigas e a utilização de estruturas auxiliares, sendo esta autoportante e é largamente utilizada em shoppings e principalmente em salas de cinemas em função da performance mecânica e a excelente resposta acústica.

 
parede acústica drywall

Parede de Drywall para grandes alturas

parede acústica drywall

As paredes acústicas devem ser montadas a partir de duas linhas de estrutura independentes, como duas contra paredes, onde os elementos de um lado não podem tocar os elementos do lado oposto.

As paredes acústicas também podem ser montadas por meio de cantoneiras, que substituem as guias e ajudam a soltar as estruturas. Possuem excelente desempenho acústico podendo atingir índices superiores à 60dB. São estas, apropriadas para ambientes onde as necessidades de isolamento é fator determinante.

Com a utilização da Lã de Vidro em seu interior, o isolamento acústico atinge índices mais elevados. Isso permite perda mínima de espaço e a possibilidade de transformar, por exemplo, um dormitório de um apartamento em uma sala de som ou home theater, sem causar incômodo aos vizinhos.

desenho tecnico de um revestimento estruturado em drywall

Revestimento de Drywall Estruturado

desenho tecnico de um revestimento estruturado em drywall

O Revestimento Estruturado é composto por uma ou mais chapas aparafusadas em uma estrutura metálica podendo ter lã mineral em sua composição. Esta execução pode ser feita com estruturas de paredes ou com a estrutura utilizada para forros, porém o processo de montagem é o mesmo para ambos.

O Revestimento Estruturado com Gypsum Drywall é constituído pelo aparafusamento, em uma mesma face, de uma ou mais Chapas Gypsum em perfis de aço galvanizado. Sua utilização contempla a execução de revestimentos sobre alvenarias, estruturas de concreto armado, estruturas metálicas e também shafts. Este sistema permite a passagem de instalações e promove o aumento da performance termoacústica dos ambientes.

desenho tecnico de um revestimento em drywall colado

Revestimento de Drywall Colado

desenho tecnico de um revestimento em drywall colado
O Revestimento Colado com Gypsum Drywall é constituído pela colagem direta de uma Chapa Gypsum sobre alvenarias e estruturas de concreto armado, permitindo a execução rápida e simples de revestimentos internos.
desenho tecnico de um revestimento de shaft em drywall

Revestimento de Shaft em Drywall

desenho tecnico de um revestimento de shaft em drywall
Os shafts são formados por contra paredes estruturadas que têm como finalidade ocultar instalações, podendo ou não serem visitáveis.
 
Forro Drywall estruturado Gypsum

Forro Gypsum Estruturado - FGE

Forro Drywall estruturado Gypsum
O Forro Gypsum Estruturado é formado pelo aparafusamento de chapas de gesso com 1200mm de largura em estruturas de aço galvanizado (canaletas S47 - "C"). É suspenso por pendurais compostos de suporte nivelador associado a tirantes de aço galvanizado com diâmetro de 3,40mm (nº 10). O perímetro do forro estruturado pode ser executado com cantoneira, no caso de forro estanque, ou tabica, no caso de forro dilatado. Também é possível a realização de outros detalhes de dilatação perimetral ou no meio do pano do forro. O forro estruturado é fixo e proporciona uma superfície monolítica.
A carga máxima a ser considerada por pendural é de 20 daN. Observar a metragem máxima para a execução de forro estanque. Acima desta metragem e área, executar juntas de dilatação, inclusive no perímetro:
• metragem linear máxima de 15m e;
• metragem quadrada máxima de 225m².
Forro drywall aramado gypsum

Forro Gypsum Aramado - FGA

Forro drywall aramado gypsum
O Forro Gypsum Aramado é formado pela justaposição de chapas de gesso com 600mm de largura utilizando peças metálicas (junção "H") para a união das mesmas, e suspenso por arame de aço galvanizado com diâmetro 1,24 mm (nº 18).
Fazem parte da estruturação do forro as nervuras de chapas de gesso.
A carga máxima a ser considerada por pendural é de 3,4 daN. Deve-se observar o tipo e condições do suporte onde o forro será fixado para a escolha correta da estrutura.
Observar também a metragem máxima para a execução de forro estanque. Acima desta metragem e área, executar juntas de dilatação, inclusive no perímetro:
• metragem linear máxima de 15m e; Grandes
• metragem quadrada máxima de 50m². 
 
Forro Estruturado drywall acustico GypSOM

Forro GypSOM Estruturado

Forro Estruturado drywall acustico GypSOM
O Forro GypSOM Estruturado (disponível nos modelos R15 nº1, R15 n°8 e Q10) é composto por uma camada de chapas GypSOM ST BR 1200 x 2400mm aparafusadas em estruturas de aço galvanizado – calanetas S47 ("C") ou montantes.
É suspenso por pendurais compostos de suportes niveladores associados a tirantes de aço galvanizado com diâmetro de 3,40mm (nº. 10). Também é possível a utilização de pendurais compostos de perfis ou fitas metálicas. A carga máxima a ser considerada por pendural é de 20 daN.
O perímetro do forro estruturado pode ser executado com cantoneira, no caso de forro estanque, ou tabica, no caso de forro dilatado. Também é possível a realização de outros detalhes de dilatação perimetral ou no meio do pano do forro.
O plenum deve ser de no mínimo 30cm e seu índice de absorção acústica é αw = 0,70.
A forma de montagem e os materiais utilizados definem o nível de desempenho, que pode variar conforme o número de chapas, a dimensão e posicionamento da estrutura e a incorporação de elementos isolantes térmicos ou acústicos no seu interior.
 
Forro gesso drywall Removível Gypsum

Forro Gypsum Removível - FGR

Forro gesso drywall Removível Gypsum

O FGR é formado por chapas Gypsum, apoiadas em perfis de aço galvanizado ou alumínio tipo “T” ou Cartola.

O forro FGR é suspenso por arame galvanizado nº18 ou por pendurais e tirantes rígidos de arame galvanizado nº 10. O resultado é um forro com excelente acabamento e

peso médio de 10 kg/m².

Sua composição com o forro fixo FGE proporciona um aspecto final de grande qualidade estética e decorativa.


Informações práticas

Veja respostas para as perguntas mais comuns sobre o Drywall