Chapas cimentícias: a solução ideal para o setor da construção

Construção a seco
Parede
Superboard
Forro
Chapa Cimentícia

A construção a seco é ideal para erguer edifícios de forma eficiente e com excelente desempenho. Isso porque as chapas cimentícias atendem aos mais altos requisitos da construção em todo tipo de ambiente.

O sistema que usa chapas cimentícias torna a parede mais resistente e mais durável, mesmo sob efeitos do tempo, como exposição ao sol, chuvas e variações bruscas de temperatura.

Utilizada principalmente no revestimento de paredes externas, a chapa também é aplicável internamente em paredes, forros e revestimentos que estejam em locais mais propensos à umidade e água.

Além de garantir agilidade em obras residenciais, comerciais e industriais, a chapa é seis vezes mais leve do que os sistemas convencionais de alvenaria.

O processo de produção das chapas cimentícias Superboard começa com uma mistura homogênea de cimento, sílica de quartzo e fibras de celulose.

Essa mistura é forjada em fornos de autoclave a vapor de alta pressão por 12 horas, e garantem excelente estabilidade dimensional, resistência mecânica e durabilidade.

Vantagens do uso de chapas cimentícias na construção

Todas essas qualidades tornam a chapa cimentícia Superboard o material de construção mais funcional para todos os tipos de trabalhos, sendo um produto indispensável em qualquer sistema de construção em Light Steel Frame.

  • As vantagens deste tipo de construção são inumeráveis. Entre elas, destacamos as mais importantes:
  •  Economia de até 70% no cronograma da obra, gerando ganho financeiro;
  •  Construção industrializada e seca;
  •  Versatilidade no design e na instalação;
  •  Seis vezes mais leve que o sistema de alvenaria convencional;
  •  A secagem por processo de autoclavagem garante estabilidade dimensional às chapas;
  •  Chapas incombustíveis, resistentes a impactos e à umidade, o que oferece maior segurança.
Autoclave de chapa cimenticia superboard

Superboard: a diferença da autoclavagem para chapas cimentícias

Autoclave de chapa cimenticia superboard

O autoclave de chapas cimentícias é um processo no qual, durante sua fabricação, a chapa é colocada em grandes silos.

Dentro deles, as placas passam por condições similares às de uma grande “panela de pressão” – alta temperatura, umidade e pressão.

Dentro do autoclave, ocorrem reações químicas e condições que fundem todas as lâminas, criando uma chapa monolítica, como se fosse feita em uma só camada.

Por meio desse processo e da combinação das matérias-primas usadas, o sistema de autoclave garante maior estabilidade dimensional às chapas cimentícias, sem rachaduras e fissuras.

Medidas e tipos de placas

As medidas padrão das placas de fibrocimento são 1,20 por 2,40 metros, porém existem outras medidas para alguns tipos de chapa que apresentam diferentes espessuras.

As três linhas de chapas cimentícias da Superboard

Linha Superboard para construção

Superboard ST: Chapa cimentícia incombustível, com borda reta, para revestimento em áreas internas e externas. Possui bordas rebaixadas, comprimento de 2.400mm, largura de 1.200mm e espessuras de 8 e 10mm.

Superboard Pro: Chapa cimentícia incombustível, com borda longitudinal rebaixada, para aplicação em áreas externas. Possui bordas rebaixadas, comprimento 2.400mm, largura 1.200mm e espessuras de 8 e 10mm.

Superboard 4 Pro: A Chapa Cimentícia Superboard 4Pro é um painel autoclavado de cimento para aplicação em áreas externas. Possui as quatro bordas rebaixadas, comprimentos de 2.400mm, largura de 1.200mm e espessuras de 8 e 10mm.

Painel Superboard Plus: Painel cimentício, resistente a cupins, incombustível, para lajes e mezaninos. Bordas quadradas, comprimento de 2.500mm, largura de 1.200mm e espessura de 40mm.

Linha Superboard para construção
Linha Superboard para construção

Linha Superboard para projetos Arquitetônicos

Superboard Madeira: a Chapa Cimentícia Superboard Madeira é feita de cimento com textura de madeira, ideal para paredes interiores, tetos, telhados e fachadas bases. Possui bordas quadradas, comprimento de 2.440mm, largura de 1.220mm e espessuras de 6 e 8mm.

Superboard Siding: a Chapa Cimentícia Superboard Siding é constituída por painéis autoclavados de cimento com superfície amadeirada, apresenta alto valor estético e durabilidade. Possui bordas quadradas, comprimento, 2.440mm, largura, 200mm e espessura de 8mm.

Superboard Siding Madeira: a Chapa Cimentícia Superboard Siding é constituída por painéis autoclavados de cimento com superfície lisa, com alto valor estético e durabilidade. Possu

Linha Superboard para projetos Arquitetônicos
Linha Superboard para projetos Arquitetônicos

Linha Superboard para projetos econômicos e da autoconstrução

Superboard Multiplaca: a Superboard Multiplaca é uma chapa de cimento versátil, resistente e econômica para todos os tipos de aplicação. Possui bordas quadradas, comprimentos de 1.100 e 2.200mm, largura de 1.200mm e espessuras de 3,5 e 4,0mm.

Superboard Multiplaca Madeira: a Superboard Multiplaca Madeira é uma chapa de cimento versátil, resistente e econômica para todos os tipos de aplicação. Possui bordas quadradas, comprimento de 2.440mm, largura de 1.220mm e espessura de 4mm.

 

placas de fibrocimento multiplaca Superboard
placas de fibrocimento multiplaca Superboard

Uso das placas de fibrocimento

A linha Superboard oferece ao profissional de engenharia e arquitetura maior liberdade para construir revestimentos externos, paredes, forros, mezaninos e pisos.
Superboard confere soluções rápidas, qualidade, otimização de tempo e maximização de resultados
Por suas características e especificações, as chapas cimentícias Superboard foram desenvolvidas para garantir um excelente acabamento final tanto em fachadas e exteriores como, também, em interiores.Na arquitetura, as chapas de fibrocimento apresentam usos variados. Aqui estão alguns deles:


  • Montagem de paredes e divisórias

  • Divisórias interiores em áreas úmidas (banheiros, vestiários).

  • Divisórias resistentes ao impacto

  • Revestimento exterior para Steel Frame

  • Revestimentos em alvenaria tradicional

  • Revestimento decorativo para exterior e interior 

  • Construção de lajes secas, mezaninos e pisos sujeitos à altas cargas.

Chapas cimentícias proporcionam versatilidade e liberdade criativa na construção

Dentre seus usos, a versatilidade ganha destaque na construção de fachadas.

Os principais atrativos estão na liberdade arquitetônica que o sistema permite, a resistência à umidade, resistência ao fogo e sua eficiência acústica.

Por meio dos sistemas construídos com chapas cimentícias, os projetos conseguem atingir os parâmetros exigidos pelos mais criteriosos profissionais com um peso muito menor que o sistema tradicional de construção em alvenaria.

É possível encontrar grandes obras com nossas fachadas pelo mundo todo. Confira algumas delas:

Informações práticas

Veja respostas para as perguntas mais comuns sobre o Drywall