Tudo sobre as chapas drywall (ou gesso acartonado)

Chapa drywall
Drywall
Forro
Gesso acartonado
Parede
Construção a seco

As chapas drywall são painéis usados para a construção de paredes, forros e revestimentos em áreas internas. Sua composição é feita por um miolo de gesso hidratado e revestida por lâminas de cartão especial.

Em comparação com a alvenaria, alguns dos principais benefícios do drywall são sua execução rápida, o baixo desperdício e a facilidade para reforma, manutenção e reparos.

Os profissionais especializados neste tipo de construção, chamados montadores, seguem normas brasileiras (ABNT) para atender requisitos de resistência ao fogo, isolamento acústico e térmico.

Drywall aplicado antes e depois

Quando devo usar as chapas drywall?

Drywall aplicado antes e depois

O principal uso da chapa drywall é para construção de paredes, forros ou revestimentos internos em todos os tipos de construção predial. 

Desde hospitais a escolas, passando por hotéis, lojas, shoppings, cinemas, casas e apartamentos.

Para complementar obras de construção a seco, as chapas cimentícias são utilizadas nas áreas externas.

Quais as vantagens de se usar chapas drywall?

Existem diversas vantagens na construção a seco. Em primeiro lugar, o drywall é um material versátil e fácil de manusear, o que possibilita variados tipos de construção com apelo estético, até mesmo paredes curvas, além de forros e revestimentos.

Ele também oferece uma superfície lisa e pronta para o acabamento que o montador desejar, seja pintura, azulejo ou outro revestimento, otimizando o trabalho dos profissionais.

As chapas drywall, como componentes do sistema de construção a seco, são soluções simples que cumprem com as regulamentações do setor, tanto em performance mecânica, acústica, térmica e de resistência ao fogo. Quem as escolhe sabe exatamente o que esperar como resultado!

Todas elas são totalmente recicláveis e seu uso em obras minimiza a geração de resíduos por meio da coleta e reprocessamento das sobras do gesso. Assim, seu projeto se torna muito mais sustentável.


Os tipos de chapas drywall

Atualmente, as chapas drywall podem ser divididas levando em consideração o desempenho que elas oferecem

  • Chapas com resistência à umidade (marcadas pela cor verde)

  • Chapas com resistência ao fogo (marcadas pela cor rosa)

  • Chapas com maior resistência a impacto

  • Chapas perfuradas que garantem absorção acústica e funcionam como peças de design decorativo

  • Chapas para paredes e forros curvos.

SEGUIR PARA GALERIA DE SOLUÇÕES EM CHAPAS DRYWALL

A regulamentação para as chapas drywall no Brasil

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece o conjunto de normas que deve ser seguido em todos os sistemas construtivos de drywall.

Todos os nossos produtos estão de acordo com as especificações, oferecendo até mesmo mais garantias e performance do que é exigido por lei.

A Gypsum Drywall também participa do Programa Setorial da Qualidade do Drywall (PSQ-Drywall), subordinado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQPH), desenvolvido pelo Ministério das Cidades.

A utilização de componentes de empresas que não fazem parte do PSQ-Drywall pode representar um elevado risco à qualidade dos sistemas drywall. Para saber mais, visite o site da PSQ-drywall.

Assistência Técnica Gypsum

Suporte para seu projeto

Assistência Técnica Gypsum

Precisa de ajuda sobre a solução construtiva mais indicada para o seu projeto ou precisa de mais informações técnicas?

Entre em contato com nosso departamento técnico.

SOLICITAR AJUDA TÉCNICA AGORA >

Como instalar chapas drywall?

Todas as chapas drywall devem ser instaladas em perfis metálicos ou de madeira. Os sistemas da Gypsum são estruturados em perfilados metálicos.

Para entender um pouco mais da rotina de montagem do sistema e tirar todas as suas dúvidas, basta assistir aos nossos tutoriais ou acompanhar o canal Papo de Montador no YouTube.

Oferecemos diversas dicas e informações úteis sobre os procedimentos e cuidados exigidos.

Informações práticas

Veja respostas para as perguntas mais comuns sobre o Drywall