Veja como argamassas e tintas intumescentes ajudam a proteger a estrutura do edifício

A proteção estrutural é uma das preocupações principais que um projeto deve considerar para a estrutura da construção poder controlar um possível colapso de edifício na ocorrência de incêndios. Umas das formas para oferecer proteção das estruturas é aplicar tinta intumescente e argamassa projetada apropriadas para esse fim. 

 

Aplicação de PROMASPRAY® 

 
 
 
 
 
 
 
 

No caso de estrutura metálica, quando sujeita a alta temperatura durante um incêndio, o aço pode deformar. Isso leva à perda de capacidade de carga e, consequentemente, pode ocorrer o colapso do prédio. O uso dessas soluções ajuda a alcançar o Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF) de uma edificação. Mas, claro, tudo deve seguir especificações corretas dos materiais, como fator de forma da estrutura a ser protegida e espessura correta a ser aplicada da tinta e argamassa projetada. 

A Promat® oferece opções para empreendimentos nos quais serão aplicadas soluções de proteção contra incêndios. Como a argamassa pronta para uso Promastop-CC e a Promastop M - para Proteção Passiva Contra Fogo.

Promastop-CC: argamassa ablativa de base aquosa para aplicação sobre cabos e selagens corta-fogo. Apresenta excelente trabalhabilidade, permitindo uma aplicação rápida sobre as superfícies de lã de rocha, recobrimento de bandejas de cabos para limitar a propagação do fogo em qualquer passagem em instalações de compartimentações horizontais e verticais. Saiba mais aqui

Promastop M: argamassa de alta resistência, destinada a vedação de sistemas de proteção contra fogo Promat. É usado na selagem de passagens de cabos elétricos, tubos de metal, tubos de plástico (em combinação com sistemas de colares) e, em geral, para qualquer passagem pelas instalações em paredes. Como resultado consegue-se um tempo de resistência ao fogo de até 180 minutos. Para preparar o produto basta adicionar água no momento da aplicação, seguindo as instruções da embalagem de 20 kg. Saiba mais aqui

Tinta intumescente – A tinta intumescente é uma novidade em termos de revestimento. Não é apenas uma tinta comum, pois oferece proteção de superfícies quando submetidas à situação de calor extremo. A tinta intumescente é obtida através de três componentes adicionados à tinta, com sua resina habitual, geralmente acrílica ou epóxi. Segundo o portal Metálica, os componentes mais utilizados adicionados à tinta são: pentaeritritol, o polifosfato de amônio e a melamina. 

Aplicação de PROMAPAINT®

Aparentemente, uma tinta intumescente é igual a outra comum, mas quando aquecidas acima de 200ºC, passam por um processo de expansão volumétrica, formando uma espuma que oferece isolamento térmico. De acordo com o portal, especialista em construção civil, os seus benefícios principais são: beleza, maior durabilidade e o fato de permitir exposição de perfis metálicos.

Blog