Saiba por que o drywall é um aliado essencial em ‘casas containers’

Além de serem usados para transporte de cargas, containers podem ser aproveitados para construir casas ou escritórios, entre muitos outros ambientes. Nesse tipo de construção, o drywall é um aliado fundamental tanto para aplicação em paredes e forros quanto para incrementar a decoração. Os principais benefícios que entrega são isolamento térmico e acabamento ágil. 

Há empresas especializadas no ramo, como a Solução Home, de Campinas (SP). O negócio é novo, possui apenas três anos, mas enxerga um grande potencial no mercado brasileiro, para atender a demandas residenciais e comerciais. Seguindo o conceito de moradia sustentável, a empresa trabalha com containers marítimos, usados para todo tipo de projeto, como construção de home offices, academias, ateliês, áreas gourmets, lojas, restaurantes, hotéis, alojamentos e até mesmo escolas. 

“Um mercado promissor para o uso desse tipo de construção é o setor de franquias, pois oferece agilidade e mobilidade, no caso de o empreendimento precisar mudar de localização com baixo custo”, explica Marco Antonio Cervellini, proprietário da Solução Home. 

O empresário também destaca o uso de espaços vazios para a implementação de malls – pequenos shoppings ou centros comerciais – com construção em containers e drywall. “Nos Estados Unidos, isso já é usual, por aqui utilizamos terrenos vazios para montar estacionamentos, mas isso pode estar mudando e a nossa solução atende a essa demanda”, diz. 

Reaproveitamento – Um container tem vida útil longa – em média mais de 100 anos – e sua estrutura é projetada para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas. Em seu uso típico, porém, tem sido descartado com uma média de 8 a 10 anos, pois muitas vezes mandar o container vazio de volta, gera para o país de origem um custo maior do que enviar um novo. Segundo a Green Container International Aid (2012), existem aproximadamente 20 milhões de containers em circulação, porém mais de 1 milhão está abandonado nos portos, principalmente dos EUA, norte Europeu e China, criando grandes depósitos, muitas vezes com containers em bom estado. 

No Brasil, segundo levantamento apresentado pelo Centro Nacional de Navegação Transatlântica (CENTRONAVE, 2012) existem cerca de cinco mil containers abandonados nos portos. CARBONARI, 2013). (Fonte: Solução Home)

Quer assistir a um vídeo rapidinho que ilustra a construção em container? Clique aqui

 

 

Solução Casa Container