O que pode e o que não pode pendurar na parede drywall

 colocação de rede em parede de drywall 

Algumas dúvidas que podem surgir tanto para um comprador/ morador do imóvel quanto para montadores de drywall e outros profissionais do setor de construção são: “O que eu posso fixar em paredes de drywall?”, “Parede de drywall suporta televisão?”, “O drywall aguenta prateleiras e armários?”, “Será que posso colocar rede de balanço em parede de drywall?”. 

A resposta é sim para todas elas. Mas não há uma fórmula pronta, uma “receita de bolo” que funcione para todos os casos da mesma maneira. Luiz Guilherme Penna, especialista da área técnica da Etex, afirma que é preciso analisar cada situação e suas variáveis.

“Diversas variáveis precisam ser consideradas. Antes de tudo, deve-se observar o componente que será instalado (TV, rede, armário, etc) e analisar o seu peso, sua forma de fixação e o tipo de esforço que este componente exercerá sobre a parede. Posteriormente, deve-se avaliar a composição da parede que vai recebê-lo (tipo e quantidade de chapa utilizada, etc), para então definir qual tipo de fixação será usada e se haverá necessidade de executar reforço interno ou não”, explica. 

Uma forma para consultar informações, tirar dúvidas e verificar as possibilidades é entrar em contato com a área técnica da Etex. O e-mail para contato com essa área é tecnico.gypsum@etexgroup.com. “Fornecemos orientações diversas sobre dúvidas técnicas; no que diz respeito à fixação de objetos em paredes de drywall, analisamos juntamente com o cliente a necessidade dele, para orientá-lo corretamente, visando a solução adequada e o melhor resultado final”, diz. 

Exemplo que ilustra esse apoio e a atuação da área técnica é a recomendação de um dispositivo especialmente desenvolvido para instalar redes de balanço em sistemas drywall. “Não comercializamos esse produto, mas fornecemos a especificação e os detalhes técnicos para a confecção desse dispositivo por profissionais externos”, completa Penna. O dispositivo citado fica por dentro da parede e funciona como um reforço, oferecendo a possibilidade de instalar redes de balanço com segurança e sem perder os benefícios de paredes executadas com sistema drywall.

O especialista ressalta ainda que utilizar produtos mais resistentes também traz vantagens. Um exemplo disso são as chapas Gypsum Fortíssima 15 mm, que entregam um desempenho superior. “A nossa linha de chapas Fortíssima, graças à sua maior espessura, suporta cargas de até 50 kg por ponto de fixação utilizando buchas basculantes, o que muitas vezes elimina a necessidade de execução de reforços internos”, explica.

 Leia também: Parede drywall suporta colocação de porta?

Blog