Painel de fibrocimento agiliza montagem de mezanino

Uma bomboniere na zona sul de São Paulo aproveitou o espaço onde está instalada para montar um mezanino*. Enquanto as gôndolas de doces e salgados e as geladeiras de bebidas e sorvetes ficam na parte de baixo, a parte de cima abriga um mini escritório e três mesas, além de um forno micro-ondas. Isso para quem deseja comprar um alimento congelado e esquentá-lo para comer ali mesmo. Esse tipo de estrutura pode ser providenciado com uso de painéis feitos de chapas de fibrocimento.

Produtos da marca Superboard® são indicados para construir mezaninos. Grosso modo, funciona como um sanduíche. O meio dele, ‘o recheio’, é composto por madeira beneficiada**, que recebe uma chapa de fibrocimento em cada lado, como se fossem ‘os pães’.

O mezanino é uma solução que pode ser usada para aproveitar espaços. Em varejos de shopping ou rua, pode ser um bom lugar para armazenar estoque de produtos, e, com isso, otimizar o layout da loja para oferecer mais conforto aos clientes e funcionários.

“O principal benefício de se usar chapas de fibrocimento para construir mezaninos é a agilidade que a construção a seco possibilita, além de não interferir na estrutura da edificação”, diz Eduardo Carneiro, coordenador de produtos da Etex. Além do mais, acrescenta o executivo, caso a empresa tenha de entregar o ponto, fica muito mais fácil desmontar o ambiente.

A estrutura de mezanino montada com chapas cimentícias Superboard® é mais resistente. Suporta aproximadamente meia tonelada por metro quadrado.

* Mezanino é uma solução funcional para construções com pé-direito alto, um nível particular do edifício situado entre o piso térreo e o primeiro andar, normalmente rebaixado, e que não entra no cálculo total dos andares.

** Madeira OSB, sigla do nome em inglês Oriented Standard Board, um tipo de produto que confere resistência mecânica, rigidez e estabilidade.

Blog