Light Steel Frame

Light steel frame: o que é e quais suas vantagens?

Light steel frame é um termo bastante usado no setor de construção, especialmente na construção a seco. Para manter você atualizado, explicamos tudo sobre o sistema construtivo que tem ganhado cada vez mais visibilidade no Brasil


A tradução literal de steel frame éestrutura de aço”, de acordo com o dicionário. Indo por esse caminho, a Associação Brasileira do Drywall explica que o sistema construtivo industrializado steel frame – ou light steel frame – tem como componente principal uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado, com espessura mínima de 0,80 mm.


Tal estrutura é projetada e construída para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas, com destaque para as vedações internas em drywall. 


Light steel frame e drywall: a combinação ideal


A Associação ressalta que a combinação do steel frame com sistemas drywall é possível devido às similaridades entre ambas as estruturas, compostas por perfis de aço galvanizado.


A diferença é que os perfis do light steel frame são estruturais, enquanto os de drywall não são (tendo espessura mínima de 0,50 mm).


Além disso, “a combinação também se deve à forma de montagem dos sistemas, com a fixação de chapas de grandes dimensões na estrutura por meio de parafusos”, reforça a Associação.


O drywall é um sistema não-estrutural para uso exclusivo interno e suas estruturas são revestidas com chapas de gesso, e o steel framing é um sistema estrutural, no qual podem ser utilizadas as chapas de gesso nas vedações internas.


Nas vedações externas devem ser usadas as chapas cimentícias, ideais para situações de exposição às ações do tempo. 


O light steel frame permite uma obra mais rápida, precisa e sustentável, com performance garantida. Por tratar-se de um sistema industrializado, seguindo padrões rigorosos, reduz os desperdícios, resíduos e as chances de erro durante a execução.


Gypsum e Superboard


Para ambas as situações, temos as soluções ideais com as chapas Gypsum Drywall e as chapas cimentícias autoclavadas Superboard. 


Esses produtos se destacam dos demais do mercado devido a sua grande estabilidade, resistência mecânica, resistência à água e à umidade, graças ao processo do autoclave. Conheça toda a linha. 


O light steel frame permite uma obra mais rápida, precisa e sustentável, com performance garantida. Por tratar-se de um sistema industrializado, seguindo padrões rigorosos, reduz os desperdícios, resíduos e as chances de erro durante a execução.


Produtos Superboard

Blog