Nosso gesso também está na terra

Sabia que o gesso também é usado em agricultura? Um de seus usos é no processo de peletização de sementes, uma medida que facilita o plantio e proporciona mais produtividade à lavoura. Nossa marca Qualigesso oferece solução para esse setor.

O gesso usado nesse mercado é o Qualigesso 30. “O gesso é um dos materiais usados no processo de peletização, que é basicamente encapsular as sementes de um determinado vegetal”, conta Eduardo Carneiro, coordenador de produtos da Etex. Além do gesso, esse invólucro da semente conta com outros materiais em sua composição, como calcário, e ingredientes, como aditivos biocidas e nutrientes.

Carneiro explica que existem sementes muito pequenas que precisam ganhar peso, entre outras vantagens, para facilitar o plantio mecanizado e, com isso, garantir mais poder de germinação e produtividade na hora de semear a terra. 

A atuação da Etex com olhos voltados a esse mercado tem foco principalmente na Região Centro-Oeste do Brasil. “Essa localidade abriga grande parte das empresas sementeiras do País”, afirma o coordenador.

A peletização pode ser aplicada em sementes de diversos tipos de vegetais, de sementes de pastagem a alimentos. Um exemplo vem da cenoura.

A Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) explica que a semente de cenoura se caracteriza por ser relativamente pequena, o que dificulta o processo de distribuição, tornando a mecanização por semeadeiras convencionais uma prática difícil. Segundo a agência, a técnica da peletização tem sido utilizada visando à melhoria da distribuição de sementes.

“O mesmo raciocínio funciona de maneira similar a outras culturas, embora cada uma demande um tipo de solução adequada às suas características”, finaliza Carneiro.
 

uso gesso para ph agricultura

Blog