Dutos protegidos podem salvar vidas e patrimônio

Dutos protegidos podem salvar vidas e patrimônio

 


 

Os dutos contribuem com a saúde e o conforto das pessoas em instalações com necessidades de climatização dos ambientes. 
Porém, quando não levados a sério em sua especificação, trazem consigo alguns riscos potenciais que podem causar danos irreparáveis às edificações e às pessoas que nela transitam. O principal deles é o risco de incêndio, onde a fumaça, grande causador de óbitos, pode se propagar de forma rápida para todos os ambientes sem que as pessoas percebam. 
Sob esse olhar, os dutos devem ser construídos de forma a assegurar o máximo de proteção contra a ação do fogo, particularmente em edifícios altos, hospitais, hotéis, escolas, universidades e plantas industriais ou convencionais, com o objetivo de evitar a propagação do fogo e fumaça, seja através dos dutos de refrigeração ou de extração de fumaça.
No último caso, vale ressaltar que as pessoas podem sofrer lesões graves ou letais devido à fumaça gerada durante os incêndios, caso os dutos não sejam instalados, porque há um nível elevado de toxicidade em fumaças, alta temperatura, e as pessoas entram em pânico ao perder a visibilidade.
Por isso, a proteção passiva contra ação do fogo na parte interna ou externa dos dutos é muito importante para proteger a vida das pessoas e as memórias dos locais, incluindo produtos e patrimônio.

Dutos protegidos salvam vidas e patrimônio


Dutos de ventilação e extração de fumaça resistente ao fogo do interior/exterior com Promatect H Promat é líder mundial e fornece soluções altamente especializadas para a proteção passiva contra o fogo. Clique aqui saiba mais.  

 

 
Blog