Drywall é campeão em garantir conforto térmico
O gesso, em geral, é um aliado que proporciona conforto térmico em ambientes onde é aplicado. Uma de suas propriedades é a higrotermia, um termo técnico-científico para um fenômeno que ajuda a regular a umidade do ambiente. Grosso modo, funciona assim: se o ambiente tem muita umidade, o gesso ajuda absorvendo parte dessa umidade; e se o ambiente é pouco úmido, o gesso ajuda transferindo para ele parte da umidade que possui.
Por isso o drywall – que contem gesso em sua composição – é um tipo de produto que pode ser usado como uma solução simples para reduzir o desconforto térmico, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos.
Em paredes externas, intensamente ensolaradas por exemplo, é possível usar o drywall para revestir suas superfícies internas. O revestimento pode ser colado diretamente na parede ou feito sobre uma estrutura de perfis de aço galvanizado fixada à parede.
No segundo caso, mais comum para superfícies irregulares, é possível alcançar um isolamento térmico melhor quando se aplica lã mineral ou lã de PET entre a parede e o revestimento.
Optar por essa solução traz alguns benefícios extras, como: aumento do conforto acústico dos ambientes e acabamento de excelente qualidade para o lado interno das paredes – de maneira ágil e ‘limpa’.
O drywall tem ganhado cada vez mais espaço e usado em construções novas e reformas de edificações mais antigas. Segundo a Associação Brasileira do Drywall, regiões com temperaturas mais quentes são promissoras para aplicações desse tipo de produto.