diversidade de chapas drywaal

Diversidade em chapas para parede drywall

A construção a seco traz benefícios quando comparada ao tradicional sistema de alvenaria, incluindo menor uso de recursos, como água, mais agilidade e eficiência da obra, otimização, e custos mais atrativos de construção. Esse sistema possui uma etapa fundamental e importante, a montagem das paredes internas e externas, e para cada sistema de paredes há um tipo de chapa indicada.

As chapas Gypsum Drywall são indicadas para montagem de paredes internas, em residências – casas ou apartamentos – e edifícios comerciais, como escritórios, fábricas, hotéis, hospitais e clínicas, escolas e universidades. Até mesmo em museus, casas de show, teatros e cinemas, entre outros estabelecimentos, podem contar com esse tipo de solução.

As chapas têm diversas variantes, que vão de acordo com cada necessidade. Em resumo, podem ser padrão (ST), para uso em cômodos como salas e quartos, onde não há a necessidade de resistência a umidade ou alto desempenho corta-fogo; resistentes a umidade (RU), para ambientes úmidos como banheiros, lavabos, cozinhas e lavanderias; e resistentes ao fogo (RF), para locais que necessitam de proteção contra a ação do fogo, como escadas de incêndio, ambientes de grande circulação de pessoas, paredes de compartimentação de galpões, shafts, hospitais, escolas, universidades etc, dando maior proteção aos ambientes em casos de incêndio.
As chapas Gypsum Drywall também podem ter características especiais, que fortalecem determinados atributos dos sistemas, como é o caso dos sistemas com as chapas Fortíssima de 15 mm, que oferecem resistência mecânica, acústica e de ação contra o fogo acima do padrão de exigência da Norma do setor, e que são indicadas para empreendimentos de alto padrão e que necessitam de maiores índices de desempenho. Além disso, existem os sistemas acústicos com chapas GypSOM, que entregam maior absorção acústica e conforto aos ambientes. Já para os projetos de design, temos o sistema de paredes e forros curvos com as chapas Wave 6,65 mm.

solução para áreas externas


Promat e Superboard


Além dos sistemas de drywall para as áreas internas, a Etex oferece outra solução para as áreas externas. Os sistemas de paredes de fachadas, forros e revestimentos externos com as chapas cimentícias Superboard,  são destinados a construção em light steel framing, e se destacam pela funcionalidade, resistência mecânica, resistência à água e à umidade, além de reduzir em até 70% o cronograma da obra e ser 6 vezes mais leve que o sistema de alvenaria convencional. 

 alto desempenho em resistência ao fogo

E quando se trata de alto desempenho em resistência ao fogo, entram em ação os sistemas de proteção passiva contra incêndios Promat. Uma solução única no mercado, os sistemas com chapas de silicato de cálcio Promatect-H garantem a segurança e a proteção da edificação e das vidas que nela circulam em caso de incêndio, pois dá o tempo necessário para a fuga das pessoas e da ação da proteção ativa e do Corpo de Bombeiros no combate ao fogo.
Blog