O que são construções Light Steel Framing (LSF)?

O LSF consiste na montagem de uma estrutura formada por perfis leves de aço galvanizado (Steel Frame) combinada a fechamentos internos com chapas de drywall e fechamentos externos com chapas cimentícias.

Vantagens: 

A possibilidade de agregar isolantes termo acústicos no interior das paredes e a facilidade na execução de instalações – hidráulica, elétrica, lógica, entre outras – garante uma obra: econômica, sustentável, limpa, rápida, segura, resistente, durável e racional. Por causa dessas vantagens, esse tipo de construção tem sido amplamente difundido em países desenvolvidos. Além disso, o LSF atende aos requisitos mais rígidos de desempenho e supera as exigências da norma NBR 15. 575. 

Onde utilizar: 

Não existem limitações quanto ao uso de LSF. O material pode ser aplicado em edifícios de até cinco pavimentos – comercial, residencial e multifamiliares – atendendo dos projetos arquitetônicos mais conservadores aos mais arrojados.

 

5 dicas essenciais para atuar em uma construção com LSF:

  1. É bacana que um engenheiro especialista, que tenha conhecimentos amplos sobre o sistema, suas especificações e detalhamentos executivos, elabore o projeto. Pois, um projeto que segue desde seu início os conceitos de LSF garante um melhor aproveitamento dos materiais e evita desperdício.
  2. Antes de iniciar, é importante fazer previamente a compatibilização dos diferentes projetos – arquitetônico, estrutural, elétrico, lógica, hidráulico, entre outros – para identificar as interferências. Desta forma, todas as etapas construtivas serão solucionadas no projeto, não deixando espaço para improvisos e decisões em cima da hora. 
  3. É legal procurar saber mais a respeito das composições dos subsistemas e dos materiais que compõe cada um deles, para entender a demanda específica de cada projeto. 
  4. Antes de iniciar, defina o “plano de ataque” da mão de obra, ou seja, se a execução será 100% no local ou industrializada. 
  5. Na montagem, o principal cuidado é ter mão de obra treinada e capacitada, que siga as orientações de instalação e manutenção de cada produto corretamente – dados fornecidos pelo fabricante. Isso vai assegurar a qualidade e durabilidade na construção.
Blog