Compartimentação de galpões industriais

Compartimentação de galpões industriais é uma exigência da legislação do Corpo de Bombeiros, que visa proteger o patrimônio, a produção, o estoque e a vida de quem trabalha no setor industrial. Seu objetivo principal é conter o incêndio por um período determinado, para que o entorno possa ser evacuado e protegido.

Além disso, a compartimentação de galpões industriais tem a finalidade de possibilitar a mobilização das equipes do Corpo de Bombeiros para iniciarem a extinção do incêndio. Dessa forma, três exigências são fundamentais para que a compartimentação exerça, com êxito, a sua função:

  •  
  •  
  • Estanqueidade certificar que o fogo e a fumaça não ultrapassem de um ambiente para o outro.
  • Isolamento térmico garantir que o calor não será transmitido, superficialmente, para a outra face da parede.
  • Estabilidade assegurar que a parede não entrará em colapso durante o incêndio, mesmo que submetida a impactos.

“A Etex oferece soluções completas para compartimentação de galpões industriais, com proteções corta-fogo que vão de 30 minutos até 240 minutos, todas testadas e certificadas em laboratórios nacionais e internacionais, possibilitando executar compartimentações com chapas Gypsum Drywall e também com as chapas de silicato de cálcio de alta densidade Promat Promatect-H, que se diferenciam por oferecerem resistência a umidade, podendo ser instaladas em áreas úmidas ou externas”, afirma o arquiteto Luiz Guilherme Penna, do Departamento de Especificação e Desenvolvimento da Etex no Brasil.

Veja abaixo as recomendações para execução de compartimentação com os produtos Gypsum Drywall e Promat:

  • Compartimentação 30 min / 60 min / 90 min: solução com chapas Gypsum Drywall RF 12,5 mm.
  • Compartimentação 120 min: solução com chapas Gypsum Drywall Fortíssima RF 15mm ou chapas Promatect-H.
  • Compartimentação 180 min / 240 min: solução com chapas Promatect-H.

“Vale ressaltar que, como normalmente as compartimentações em galpões industriais resultam em grandes paredes, interfaces com instalações e estrutura dos galpões, a Promat oferece todos os produtos necessários para a composição de juntas de dilatação, proteção estrutural contra incêndio e soluções de firestopping para shafts (aberturas verticais para a passagem de tubulações) e fachadas, sendo a única marca que oferece todas as soluções para proteção passiva contra incêndio no mercado nacional”, acrescenta Penna. 

Para uma correta especificação de compartimentação corta-fogo, entre em contato com nossa área técnica. Acesse bit.ly/promat-contato

Blog