Chapas GypSOM e seu benefício de absorção acústica

Sistemas compostos por chapas GypSOM trazem como benefício principal a absorção acústica. Ingrid Meris, do Departamento Técnico e Especificação da Etex, explica como e por que esse produto é indicado. Confira entrevista:


De que forma esse sistema de drywall contribui para a acústica de um ambiente? Como isso funciona?
Os sistemas construtivos com chapas GypSOM, sejam eles revestimentos ou forros, contribuem para a redução da reverberação dos ruídos gerados dentro de um ambiente, sejam eles ruídos gerados por fala, equipamentos ou impactos. Essa atenuação sonora é possível devido às aberturas que esse forro possui, que permitem que o som saia do ambiente e seja absorvido para lã de isolamento que é colocada sobre o forro. Essas aberturas podem ser de diferentes formas: redondas, quadradas e retangulares e podem estar dispostas aleatoriamente, alinhadas, em pano único ou almofadas, dando uma grande variedade de opções para que o projetista possa escolher aquele que melhor se adequa ao ambiente onde será instalado ou que tenha o desempenho de absorção que necessita.


Como se pode medir esse benefício? Ou seja, se há ganho acústico, há quanto de ganho? Comparando a quê?
Cada tipo de chapa GypSOM possui um índice de absorção acústica diferente, todos os modelos de chapas GypSOM foram testados em laboratórios para medir a eficiência acústica deste tipo de sistema.


Quem é beneficiado com relação a acústica quando um ambiente possui essas chapas? Quem está dentro do ambiente ou quem está fora dele?
Todos são beneficiados, pois quando as chapas acústicas GypSOM são aplicadas em ambientes como restaurantes, auditórios ou escritórios, entre outros, o ganho acústico vai além dos números apontados no ensaio, pois um ambiente sem reverberação do som proporciona um conforto acústico aos usuários – clientes ou funcionários – daqueles ambientes. Por exemplo, as pessoas se sentem mais à vontade em restaurantes que não possuem muito barulho e tendem a voltar com mais frequência.


Caso o montador tenha de explicar esse benefício a alguém, um cliente, por exemplo, que pontos ele pode destacar, numa linguagem técnica, mas que todos possam entender/compreender?
O montador pode destacar o fato de que o cliente terá um conforto acústico superior em seu estabelecimento, fazendo com que os usuários se sintam bem no local, além disso ele estará utilizando um material de fácil e rápida execução, com um efeito estético muito interessante, que permite ao projetista criar layouts no forro de acordo com a necessidade e também o fato de estar utilizando um material que não propaga chamas nem fumaça tóxica.

 

 

Blog