Compromisso grupo Etex com o Pacto Global da ONU 2030

Compromisso grupo Etex com o Pacto Global da ONU 2030

Objetivos de Sustentabilidade para um futuro melhor

Como líderes mundial na produção e comercialização de chapas construtivas para a construção seca, um tipo de construção reconhecido como ambientalmente amigável em todos os seus processos, temos como missão difundir modelos de negócios cada vez mais sustentáveis, além de reduzir o nosso impacto ambiental, ao mesmo tempo que construímos edificações e ambientes mais seguros e saudáveis.

 

E para abordar e divulgar as questões essenciais que vão nortear a nossa jornada rumo ao alcance dos objetivos que firmamos com o Pacto Global da ONU em 2020, publicamos o Relatório de Sustentabilidade da Etex. Esse documento corporativo destaca o compromisso e as iniciativas que estamos promovendo para reduzir o nosso impacto ambiental nos próximos anos.

 

Esse é o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade, e nele mostramos como aproveitamos os nossos pontos fortes para ter um impacto positivo no mundo e inspirar maneiras de viver para o benefício das gerações futuras.

 

Paul Van Oyen, CEO, e Jörg Ertle, Chefe de Responsabilidade Social Corporativa, dizem que “o nosso objetivo é inspirar modos de vida e que estamos construindo nosso futuro com base em soluções de produtos e serviços que apoiem ​​a transição para uma sociedade e economia sustentáveis”.

 

Rumo a uma economia circular

Nesse documento abordamos assuntos que reforçam temas como sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e sustentabilidade industrial. A abordagem vai além das nossas chapas construtivas e os benefícios de produtos, soluções e processos.

 

Nosso objetivo com esse relatório de sustentabilidade também é trazer à tona tópicos que fortalecem a sustentabilidade para a construção civil como um todo, com inclusão de aspectos da economia circular.

 

Fazem parte desse relatório abordagens referentes a pessoas, segurança e bem-estar, relação com a comunidade, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Compromisso grupo Etex com o Pacto Global da ONU 2030

Rumo ao Desenvolvimento Sustentável

Entendemos que somos parte de uma sociedade global e a nossa direção em termos de sustentabilidade, saúde e bem-estar é clara. Os 193 estados membros das Nações Unidas (ONU) adotaram um plano para alcançar um futuro melhor para todos, acabando com a pobreza extrema, combatendo a desigualdade e a injustiça e protegendo nosso planeta. Esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem 17 objetivos para até 2030. Então, perguntamos a nós mesmos como nos encaixamos melhor: onde temos a melhor alavancagem para contribuir com os ODS e quais ODS devemos priorizar?

 

Para responder a essas perguntas, adotamos uma abordagem inclusiva para capturar a experiência e as diferentes perspectivas de nossos colegas de equipe.

 

Em uma primeira etapa, em 2020, convidamos 450 de nossos líderes seniores em regiões, divisões e funções de trabalho para explorar por meio de quais ODS Etex pode causar o maior impacto.

 

Uma série de informações apresentou cada um dos 17 ODS e sua relação com o nosso negócio. Este exercício fez com que 248 líderes seniores pontuassem cada ODS com base em sua relevância.

 

Numa segunda rodada, os resultados foram validados quando os líderes seniores classificaram a lista dos 10 primeiros ODS de acordo com a prioridade. Com base nas informações de 312 líderes seniores, selecionamos 10 ODS, em ordem de prioridade, como os mais relevantes para a Etex (veja a ilustração).

Compromisso grupo Etex com o Pacto Global da ONU 2030

3 - Boa saúde e bem-estar

4 - Educação de qualidade

5 - Igualdade de gênero

6 - Água limpa e saneamento

7 - Energia limpa e acessível

8 - Trabalho decente e crescimento econômico

9 - Indústria, inovação e infraestrutura

11 - Cidades e comunidades sustentáveis

12 - Consumo e produção responsáveis

13 - Ação climática

 

Na Etex estamos acostumados a trabalhar juntos. “Connect and Care” é um dos nossos valores fundamentais. Embora possamos enfrentar algumas oportunidades de sustentabilidade por conta própria, sabemos que o progresso real só pode ser alcançado por meio da colaboração com parceiros fortes, contribuições de clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios e públicos interessados e engajados.

 

Para saber mais, você pode baixar o nosso Relatório de Sustentabilidade 2020.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg