Evitar acidentes de trânsito é um papel de todos nós!

maio amarelo campanha 2021 banners

O Maio Amarelo é um movimento que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e trabalhar a conscientização da população para um trânsito seguro. A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo está trazendo a reflexão sobre atitudes que têm faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.

Assinada pela agência de comunicação DGCom, a mensagem da campanha desse ano traz a empatia como o carro chefe da convivência. Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!

Para José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.

Inspirados pela campanha, gostaríamos de convidar todos os nossos parceiros e funcionários a refletir sobre os seus comportamentos no trânsito e como podemos atuar em nossas ações individuais para melhorar esse estado de espírito coletivo que refletimos na rotina do trânsito. Seja como pedestres, ciclistas, motoristas, passageiros ou motociclistas, enquanto estivermos desrespeitando as regras, todos nós estaremos em risco. 

Dicas que podem ajudar a reduzir acidentes 

As dicas para reduzir acidentes de trânsito são, principalmente, relacionadas aos condutores de veículos de todos os portes. Porém, os pedestres também devem fazer a sua parte respeitando regras e agindo sempre com prudência e bom senso.

Por exemplo, atravessando ruas, avenidas e estradas em locais apropriados e respeitando as regras dentro de espaços públicos ou privados, como indústrias ou centros de distribuição. Sim, acidentes podem acontecer dentro das empresas.

Para os motoristas, destacamos*: 

  • Use o cinto de segurança, e lembre-se que o cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros. 
  • Crianças e animais devem ser transportados com equipamentos de proteção. • Respeite os limites de velocidade. 
  • Mantenha total atenção à sinalização. 
  • Mantenha distância segura do veículo da frente. 
  • Faça a manutenção preventiva do seu veículo. 
  • Use as luzes do veículo corretamente. 
  • Descanse o suficiente antes de dirigir. 
  • Redobre a atenção à noite. 
  • O uso de celular é proibido ao volante. 
  • Nunca use bebidas alcoólicas ou narcóticos antes de dirigir. Ao fazer uso de medicamentos, verifique na bula se pode dirigir. 
Os acidentes de trânsito no mundo têm números de pandemia. São mais de 50 milhões de pessoas mortas e feridas por ano, e a vacina para a pandemia no trânsito é a sua atitude. Fazer o que é certo traz paz e tranquilidade. Assista aqui ao vídeo do Maio Amarelo 2021, leva 1 minuto!

* baseado em conteúdo do Portal do Trânsito e Mobilidade 

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg