Construir uma vida melhor

A técnica construtiva tem um impacto direto sobre esses pontos e, hoje, vamos falar sobre os benefícios dos chamados sistemas construtivos sustentáveis Steel Frame e Wood Framing, popularmente conhecidos como construção a seco e que têm como características marcantes a alta produtividade, sustentabilidade, economia, qualidade, conforto e versatilidade.
Antes de iniciar um projeto de obra, todo engenheiro avalia alguns pontos extremamente importantes. Esses impactam diretamente na especificação do projeto, como o orçamento disponível, o prazo desejado para a finalização da obra, o acabamento que se almeja, as necessidades de desempenho para o tipo de construção etc.
Mas, por que é de fato vantajoso investir nesses sistemas? Confira agora:
As construções industrializadas estruturadas com perfis de steel frame e wood frame fazem parte dessa categoria de sistemas construtivos sustentáveis. Isso porque:
²FERREIRA, M. A.; CARVALHO, Roberto Chust; ELLIOTT, Kim S. Avanços para análise e projeto em estruturas pré-moldadas com ligações semi-rígidas. Concreto & Construção, v.59, p. 70-77, 2010.
O uso de matéria-prima renovável nas estruturas gera baixo impacto ambiental e é extremamente vantajoso para as construções. É o sistema predileto na construção residencial em países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Canadá.
Dessa forma, a leveza e o alto desempenho do sistema, unidos ao custo reduzido dos materiais quando comparado com soluções em alvenaria, são alguns dos responsáveis pela popularidade do Wood Framing pelo mundo.
No Brasil, apesar do crescimento dessas construções, sua presença ainda é tímida, já que exige uma mão de obra qualificada, e a maioria dos construtores no país estão habituados ao sistema tradicional de blocos e tijolos de alvenaria.
A técnica é bastante valorizada por garantir maior resistência ao fogo, terremotos e ventos fortes quando comparada a outros tipos de construção, e isso se dá graças à sua estrutura flexível.
Após a Segunda Guerra Mundial, o sistema ganhou força devido à necessidade da reconstrução eficiente e ágil das edificações, especialmente na Europa e Ásia.
Rápida, dinâmica e versátil, o canteiro de obras dessa técnica se resume à montagem das estruturas de aço, tornando o ambiente muito mais limpo e produtivo. Além disso, estima-se que essas construções reduzam o cronograma da obra em até 70%.
Como no Wood Framing, há uma redução significativa no uso de recursos naturais. Especialmente na geração de resíduos, e esse é um grande diferencial para um setor que responde por 60% de todo o lixo sólido urbano e desperdiça cerca de R$ 8 bilhões ao ano por não reciclar materiais.³
³Abrecon - Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição.
Para atender essas necessidades do mundo contemporâneo, a construção industrializada energitérmica sustentável nasceu como uma verdadeira promessa para as sociedades.
Capazes de entregar uma construção em massa limpa, de forma ágil, eficiente, sustentável, acessível e de qualidade, ambos os sistemas são a chave para a solução de um problema humanitário.
Por isso, arquitetos e engenheiros devem dar uma atenção especial à construção a seco com perfis de Wood Frame e Steel Frame.
Atualmente, a empresa possui uma rede autorizada com mais de 500 distribuidores e montadoras em todo o Brasil.