Cuidados na aplicação de revestimentos sobre drywall

Cuidados na aplicação de revestimentos sobre drywall

No segmento da construção e principalmente do sistema drywall, é preciso ficar atento aos detalhes e cuidados que são necessários para garantir um bom trabalho. Isso significa que a aplicação de diferentes elementos deve seguir todas as recomendações profissionais

Hoje, vamos entender um pouco mais sobre os cuidados que devem ser tomados no momento da aplicação de revestimentos e acabamentos na construção a seco e tudo que envolve esse universo.

Os tipos mais comuns de acabamentos

As paredes em drywall aceitam os mais variados tipos de acabamentos. Mas, para que não ocorra nenhum tipo de falha, é preciso utilizar as técnicas certas.

Por isso, antes de entrarmos de fato no assunto, é preciso ressaltar que, no sistema drywall, as paredes e revestimentos devem ser especificadas corretamente, já que isso influencia diretamente em sua aplicação. Para facilitar, criamos uma tabela que pode te ajudar nesse momento.

Agora, vamos conhecer os mais comuns tipos de revestimento e os cuidados que cada um requer.

Papel de parede ou similares

O papel de parede pode ser aplicado diretamente sobre a chapa de drywall. Antes da colocação, recomenda-se aplicar um fundo preparador ou uma seladora para uniformizar a superfície.

Lembre-se de ler atentamente as instruções de uso da cola antes de fazer a aplicação.

Laminados plásticos ou melamínicos

Bastante popular em estabelecimentos voltados à saúde (hospitais, consultórios médicos, veterinários), esse tipo de revestimento requer bastante atenção do profissional que realizará a sua aplicação.

Por ser um material que tem como característica se movimentar bastante depois de aplicado, a parede que vai receber este revestimento precisa ser rígida, com um montante que possui no máximo 400mm de distância, e as chapas devem ser preferencialmente colocadas na horizontal.

Além disso, a superfície deve ser higienizada antes da instalação do revestimento, e somente colas a base de policloropreno podem ser utilizadas.

Revestimento em cerâmica

Os revestimentos em cerâmica são famosos, já que podem ser utilizados em diferentes tipos de projetos e edificações.

Sua aplicação pode ser feita de duas maneiras: é possível colocá-los diretamente sobre a face das chapas de gesso ou, se preferir, sobre a Massa em pó para tratamento de juntas Gypsum, utilizada para tratar cabeças de parafusos e as juntas das chapas.

No momento da instalação, é importante verificar se a área em questão é úmida ou molhada. Isso porque, caso a resposta seja positiva, é necessário realizar os procedimentos de impermeabilização antes do assentamento da cerâmica. Assim que esse trabalho for concluído, podemos voltar para a aplicação do revestimento.

É recomendado que sempre sejam assentados os revestimentos argamassados sobre chapas resistentes à umidade, ou seja, as chapas RU.

Portanto, em paredes com chapeamento simples, obrigatoriamente os montantes devem estar a 400mm entre eles. Se possuírem 600mm de distância entre si, obrigatoriamente deve-se utilizar chapeamento duplo. Nesse caso, apenas a última chapa precisa ser RU.

Com relação a argamassa utilizada, ela deve ser do tipo AC2 ou AC3. E fique atento: não deve ser produzido nenhum tipo de ranhura, pois isso compromete a sua resistência mecânica e também o acabamento final.

Por fim, os rejuntes devem ser flexíveis, e aplicados de forma a preencher todos os vãos entre as cerâmicas.

Caso você opte por revestimentos cerâmicos mais pesados, como granitos, mármores, pedras e tijolinhos de demolição, é importante ficar atento ao seu peso, já que pode ser necessária a utilização de cantoneiras de aço galvanizado. Essa é a única diferença; de resto, tudo deve ser feito conforme indicado anteriormente.

Pintura

Bastante comum, a pintura é um tipo de acabamento mais simples, que não necessita de grandes cuidados. Mesmo assim, fique atento na hora de escolher a tinta: ela não pode ser fabricada à base de minerais.

Além disso, a pintura realizada por profissionais, que utilizam ferramentas próprias para a atividade, é imprescindível e oferece resultados excelentes. Por isso, além de escolher materiais de qualidade, não se esqueça de contratar mão de obra qualificada.

Episódio 1: vamos dar o play na Conexão Etex?

Quer obter mais detalhes sobre esse assunto? Com o objetivo de promover o conceito de saúde e segurança de maneira rápida e prática, a série de vídeos Conexão Etex foi desenvolvida.

No primeiro episódio, o arquiteto Luiz Guilherme Penna oferece algumas dicas sobre a aplicação de revestimentos no sistema drywall.

Na Etex, ele atua no setor técnico. Com quase 10 anos de experiência, ele faz parte do nosso time há 2 anos e meio, e está sempre compartilhando o seu conhecimento de forma simples e eficiente.

Dê o play e aproveite tudo que esse profissional fera tem a dizer!

 

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg