Quem Somos      |      Financeiro      |     Sala de Imprensa    |      Estratégia Corporativa     |     Trabalhe Conosco     |    Links     |     Sustentabilidade     |     Fale Conosco

Sustentabilidade

A Gypsum Drywall se preocupa com o meio ambiente e com a comunidade. Por isso, desenvolve um plano de ação contínuo que visa reduzir o desperdício de recursos naturais. Essa política estabelece uma série de soluções para minimizar a geração de resíduos, como coleta e reprocessamento das sobras de gesso. Entre as ações adotadas estão o apoio a profissionais e escritórios de arquitetura na elaboração de projetos e o suporte às construtoras na execução e obtenção de melhores práticas, em que são previstos sistemas que atendam às necessidades da construção e à legislação vigente, bem como a otimização dos recursos. Como exemplo de otimização dos recursos na elaboração do projeto, são levados em consideração o tamanho das chapas de gesso existentes, a adequação do estoque e o aproveitamento das sobras de chapas e perfis metálicos na execução dos sistemas em obra. Além disso, para minimizar o desperdício, a Gypsum Drywall produz chapas de gesso em dimensões adequadas aos projetos, reduzindo drasticamente a geração de resíduos.            

Reciclagem de resíduos de gesso

Os construtores são constantemente obrigados a utilizar alternativas menos agressivas para o meio ambiente. Para tanto, a utilização do gesso tem se mostrado uma solução viável, visto que se trata de um material natural muito utilizado na construção civil devido a características específicas tais como: alto grau de isolamento térmico e acústico, excelente resistência ao fogo e relação custo-benefício atrativa. Além disso, esses resíduos podem ser reprocessados e reciclados.

Processo de Reaproveitamento

Os produtos à base de gesso podem ser contabilizados dentre os poucos produtos da construção onde “o ciclo fechado” da reciclagem é possível, ou seja, onde os resíduos são utilizados para fazer o mesmo produto e não apenas recuperados para uso em outras aplicações, como é o caso de outros materiais de construção. Os resíduos de gesso em suas várias formas são recicláveis e essa possibilidade está expressa na Resolução nº 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. A Resolução foi homologada e publicada no Diário Oficial da União. Ela define que os resíduos do gesso estão enquadrados na classe B, que engloba os materiais recicláveis para outras destinações.

A Gypsum Drywall desenvolveu estudos e pesquisas, formando parcerias com a indústria de cimento, que comprovam plena e efetivamente as possibilidades de reaproveitamento nesse setor. Vale ressaltar que todos os componentes do sistema Gypsum Drywall – chapas de gesso, perfis e acessórios de aço galvanizado, parafusos e massas – são recicláveis, o que coloca essa tecnologia construtiva na categoria de ambientalmente amigável. A empresa também desenvolve projetos de reciclagem em parceria com a indústria cimenteira, gerando oportunidade de negócios para as ATTs (Áreas de Transbordo e Triagem), a maioria das quais não trabalhava com resíduos de gesso por falta de consumidores para esse material. Dessa forma, conta agora com mais essa frente para expandir suas atividades. Os resíduos de gesso também podem ser largamente utilizados na agricultura, para correção de solo. Para saber mais sobre o processo de reaproveitamento e reciclagem do gesso, acesse o manual "Resíduos de gesso na construção civil – coleta, armazenagem e reciclagem".

Política de Sustentabilidade

A Gypsum Drywall evita a poluição e trabalha em conformidade com toda a legislação ambiental pertinente. Sempre que possível, integra considerações ambientais em seus processos de negócio, melhorando a sustentabilidade e a gestão de produtos. Além de instruídos e treinados, todos os colaboradores são responsáveis por respeitar essa política. Metas específicas são desenvolvidas para conduzir muitos dos seus objetivos. O bom relacionamento com os clientes é promovido por meio do envolvimento ativo e de ações de comunicação. Colaboradores e fornecedores também desempenham papel fundamental na implementação e sucesso desta política.

Política de Sustentabilidade

Para melhorar o desempenho, a Gypsum Drywall aplica:

  • a maximização do uso eficiente da energia do negócio;
  • a minimização do uso de recursos não renováveis, quando viável e seguro, substituindo-os por matérias-primas ou combustíveis alternativos;
  • a minimização dos resíduos com a reutilização e reciclagem de materiais, sempre que possível, e eliminação dos resíduos de forma responsável;
  • a preservação da água e minimização do risco de liberação acidental de resíduos para o ar, água e terra;

  • o respeito ao meio ambiente existente no entorno das fábricas, limitando ruídos e melhorando gradualmente o aspecto visual;
  • a minimização dos riscos ambientais para colaboradores e comunidades do entorno;
  • o incentivo aos fornecedores a aderirem a princípios ambientais semelhantes por meio dos processos de compras;
  • a adoção dos compromissos com saúde, segurança e meio ambiente definidos pela Gypsum Drywall.

Saúde e Segurança

Saúde e Segurança é prioridade para a Gypsum Drywall, temos o compromisso de oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os públicos com os quais nos relacionamos. Conduzimos nossas atividades de forma segura, em respeito máximo à integridade física e à vida das pessoas. Saúde e Segurança são valores fundamentais que integram todos os aspectos do nosso negócio, em nossas operações, na conformidade de nossos produtos as normas vigentes e no relacionamento com todos aqueles que integram a cadeia do nosso negócio.

Garantir a segurança no exercício da nossa atividade é um compromisso diário, por isso temos como meta zero acidentes, zero incidentes e zero doenças ocupacionais. Esta meta nos conduz para a melhoria continua, atingi-lá é nossa filosofia de trabalho para que alcancemos a excelência.

Produtos - Controle de Qualidade e Uso Seguro

Todos os nossos produtos são produzidos em conformidade as normas vigentes. A Gypsum Drywall também se preocupa com sua certificação técnica. Todos os produtos, desde as chapas de gesso até os componentes dos sistemas drywall, são desenvolvidos de acordo com as normas técnicas da ABNT e são submetidos periodicamente a testes de qualidade no Programa Setorial de Qualidade do Drywall (PSQ).

  • Uso Seguro dos Produtos Gypsum Drywall e Qualigesso
    As chapas, massas e colas da Gypsum Drywall, bem como os gessos em pó da linha Qualigesso tem minerais naturais como matéria prima e pode conter traços de quartzo. A usinagem (corte, moagem, perfuração) destes produtos pode gerar poeira contendo partículas de quartzo. Assim, faça o uso adequado dos produtos e tome as medidas de proteção individual e coletiva sempre que necessário:
    1 - Evite a formação de poeira no ar, usando ferramentas de extração de poeira. 2 - Assegure uma ventilação adequada no local de trabalho. 3 - Evite o contato com os olhos e com a pele. Evite inalar o pó usando equipamentos de proteção individual adequados (óculos de proteção, roupas de proteção e máscaras contra poeira, pelo menos do tipo PFF2).

  • Uso Seguro dos Forros
    Os sistemas de forros da Gypsum Drywall são amplamente utilizados em todos os tipos de obras novas e reformas. A experiência acumulada ao longo de anos e o respeito pelos profissionais que compõem a nossa cadeia nos levaram a construir uma Política de Segurança de Forros, que visa conscientizar o mercado sobre o seu uso seguro, seja na especificação, montagem e mesmo na distribuição dos seus componentes.

Para mais informações, consulte as Fichas de Segurança, que estão disponíveis na Gypsum Drywall e pode ser solicitadas pelo e-mail tecnico.gypsum@etexgroup.com.

Rede Autorizada Gypsum