Saiba como reforçar a proteção contra incêndio já na construção

A preocupação com medidas preventivas contra incêndio é algo que deve ser de consenso geral. Ou pelo menos deveria. Afinal, quem não deseja proteção contra esse tipo de perigo? No setor de construção, o tema ganha relevância e soluções apresentadas pela indústria tendem a emplacar no mercado.

Cada vez mais o tema de proteção e segurança em caso de incêndio se torna importante. A recente criação da Associação Brasileira de Proteção Passiva (ABPP) chancela esse avanço. A tendência é que o assunto seja tratado de forma mais rigorosa a cada dia, com busca por melhorias em normatização de sistemas, produtos e processos, sempre sob normas técnicas de órgãos reguladores e recomendações do Corpo de Bombeiros.

Demanda é realidade – A busca por materiais de proteção passiva já é realidade na rotina de empresas e profissionais no setor de construção. Ao aplicarem esses produtos, as construtoras têm ainda mais poder de sedução para ressaltar benefícios e conquistar clientes, garantindo mais segurança e conformidade com normas de mercado.

O selante corta-fogo Promaseal-A, da marca Promat, da Gypsum, ilustra como é possível contar com medidas preventivas já na construção. O item, para juntas horizontais ou verticais, em paredes de drywall ou alvenaria e lajes, foi projetado para criar uma barreira contra fumaça, gases quentes e fogo.

Afim de alcançar um acabamento melhor, é possível usar uma tinta acrílica comum para pintar as juntas. Por ser um material de fácil aplicação, o produto entrega o benefício de também poder ser aplicado em uso doméstico. Ao selar as juntas de drywall com alvenaria, o consumidor ajuda a evitar que o fogo e fumaça – de um possível incêndio em sua residência – se propague para outros ambientes através dessas frestas.

Como solução preventiva de proteção contra incêndio, a marca ainda oferece uma chapa de silicato de cálcio de alta densidade, Promatect-H, com borda quadrada, incombustível, autoportante e monolítica, de alta resistência mecânica. O sistema construtivo promete proteção passiva e resistência ao fogo.